06 abr 2021 6 hábitos de vida que prejudicam o colágeno da sua pele
Índice
6 hábitos de vida que prejudicam o colágeno da sua pele
Naturalmente, à medida que envelhecemos, a capacidade do nosso corpo de produzir colágeno começa a diminuir e, como resultado, a pele começa a perder sua elasticidade resultando em flacidez e rugas.
Isso que significa que precisamos de mais atenção e trabalhar um pouco mais na prevenção dessa diminuição do colágeno, a fim de mantermos a aparência que queremos.
Embora o processo de envelhecimento seja uma parte inevitável da vida, não é a única coisa que influencia no nosso objetivo de ter uma pele linda e radiante.
Aqui estão alguns hábitos do estilo de vida diários que prejudicam o colágeno e vão sorrateiramente destruindo seus estoques e, o mais importante, o que você pode fazer para se prevenir de um envelhecimento precoce.
1- Fumar
Linhas de expressão em volta da boca mais acentuadas, dentes escurecidos e olheiras profundas. Muitas vezes nem é preciso ver alguém com um cigarro na mão para deduzir ser tabagista.
Fumar reduz a produção, prejudica o colágeno e isso pode atrapalhar a cicatrização de feridas e causar rugas.
Olha um estudo aqui:
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/11966688/
2- Exposição excessiva ao Sol
A radiação ultravioleta (UV) pode reduzir a produção de colágeno.
A exposição excessiva ao sol é o culpado número um quando se trata de “coisas que fazem mal para a nossa pele e prejudicam o colágeno”.
O dano UV faz com que o colágeno se decomponha em um ritmo mais rápido do que o processo normal de envelhecimento.
Os raios (UVA) conseguem atingir camadas mais profundas da pele, formando radicais livres, que são responsáveis por processos degenerativos. Esses radicais livres destroem as ligações de elastina e colágeno da pele, deixando a pele mais flácida.
Evite a exposição excessiva ao sol, e sempre use filtro solar.
Olha um estudo aqui:
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4665475/
3- Dormir mal
O sono de beleza é realmente verdadeiro! Com o papel importantíssimo do maior órgão do corpo humano (junto com os intestinos), não é de se admirar que sua pele também precise de descanso.
Estudos nesta área mostraram que quando você está excessivamente cansado e dorme mal, seu sistema imunológico sofre e, por sua vez, afeta negativamente a integridade e a produção de colágeno, tornando os sinais de envelhecimento mais perceptíveis.
Olha um estudo aqui:
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/20678867/
4- Estresse
O estresse psicológico pode afetar a pele. Altas quantidades de cortisol – o hormônio do estresse – podem quebrar o colágeno e a elastina da pele e formar rugas.
Por exemplo, um estudo descobriu que o estresse crônico pode ter efeitos negativos sobre o envelhecimento da pele e causar a formação de rugas.
Isso porque o estresse causa inflamação e prejudica a capacidade do corpo de se reparar.
Olha um estudo aqui:
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4082169/
5- Comer muito açúcar e carboidratos refinados
Através de um processo fisiológico natural chamado glicação, as moléculas de açúcar (que vêm dos alimentos que comemos) se ligam ao colágeno e à elastina em nossa pele, o que pode resultar em rugas, inflamação e uma série de outras doenças cutâneas diferentes, incluindo acne.
O açúcar interfere na capacidade do colágeno de se auto-regenerar. Minimize o consumo de açúcar adicionado e carboidratos refinados.
Olha um estudo aqui:
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/20620757/
6- Não obter vitamina C suficiente
A vitamina C é fundamental quando se trata de obter uma pele saudável e radiante. Pesquisas descobriram que a vitamina C (tomada tanto por via oral quanto usada tópica) estimula a síntese de colágeno e, sendo um poderoso antioxidante, também ajuda a combater os radicais livres, que atuam como um catalisador na quebra do colágeno.
Como o corpo humano não consegue gerar vitamina C por conta própria, uma dieta rica em vitamina C é crítica para manter a produção de colágeno em dia.
Olha um estudo aqui:
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5579659/