cicatriz de acne tratamento para cicatriz de acne

Cicatriz de Acne: Como Tratar o Problema de Pele

Ter problema com acne durante a adolescência já causa um grande desconforto, não é verdade? Porém, é pior ainda quando esse desconforto é prolongado até a vida adulta, isso porque, sem alguns cuidados, a cicatriz de acne pode permanecer na pele e, assim, afetar a nossa autoestima.

Apesar de gerar esse grande incômodo e afetar nossa imagem e autoestima, saiba que existem tratamentos para cicatriz de acne, podendo variar de acordo com as causas, tamanhos, formas, entre outros.

A Dra Luciana Villas Bôas, dermatologista em São Paulo, oferece diversos tratamentos estéticos e tratamentos dermatológicos para cuidar da saúde da sua pele e promover qualidade de vida.

Como se Forma a Cicatriz de Acne

A acne ocorre por diversas alterações no organismo como desequilíbrio hormonal, predisposição genética, alimentação irregular e inflamação crônica na unidade pilosebacea.

As cicatrizes de acne se formam através da manipulação adequada das espinhas, ou seja, a forma de espremer e apertar as inflamações que acabam causando infecções na região. As alterações citadas também podem comprometer a ação de regeneração da pele, implicando na produção de colágeno e causando as irregularidades da pele.

Outra causa comum da cicatriz de acne que se forma na pele, é a gravidade da lesão. Por exemplo, se a acne atingir os graus mais elevados, a probabilidade de ficar com a cicatriz na pele é maior.

No entanto, mesmo em graus mais severos, existem tratamentos capazes de melhorar o aspecto da cicatriz e, assim, diminuir o seu desconforto com a sua imagem.

Tratamentos Para Cicatriz de Acne

É fundamental entender que o médico dermatologista é o profissional indicado para realizar o tratamento para cicatriz de acne de acordo com avaliação clínica do paciente.

Dito isso, os tipos de tratamento podem variar de acordo com o grau da acne, podendo ser por meio da aplicação de ácidos, laser, microagulhamento, entre outros.

Assista meu vídeo REVOLUÇÃO no Tratamento da CICATRIZ e MARCAS de ACNE: Técnicas + Modernas. Dra. Luciana Villas Bôas

Confira a seguir alguns tratamentos que podem ser feitos para melhorar o aspecto da cicatriz de acne.

• Uso de cremes: o uso de cremes pode ser indicado para pessoas que ainda apresentam formação de acne e, por isso, o tratamento acaba sendo mais demorado. No entanto, apesar de ser um tratamento mais demorado, é preciso seguir as orientações do profissional para evitar o surgimento de outras cicatrizes;
  • Uso de ácidos: a aplicação de ácidos causa a descamação da pele e, com isso, nasce uma nova camada. Esse tipo de tratamento é bastante eficaz e costuma acabar até com cicatrizes mais profundas, porém, é indicado para peles que não possuem mais nenhuma espinha ou acne;
  • Uso de laser: esse tipo de tratamento consiste em disparos realizados pelo laser na área a ser cuidada, eliminando de forma progressiva as manchas na pele causadas pela acne;
  • Uso de ácido hialurônico: o uso de preenchimento através do ácido hialurônico consiste na aplicação de injeções na pele a fim de uniformizar a pele. Esse tratamento é indicado para pessoas que apresentam cicatrizes que não sofrem mudança quando a pele é esticada.
  • Microagulhamento: Técnica de aplicação de rolo de agulhas causando pequena lesões guiadas para estimular a formação de colágeno e a produção de novas células cutâneas, eliminando a camada de pele deformada.
  • Skin savers: Skin savers é uma linha de medicamentos para uso exclusivo de dermatologistas que proporcionam diversos cuidados para a pele. A aplicação do tipo de substância e quantidade será avaliada pelo médico dermatologista.

Vale lembrar que não existe nenhum tratamento para cicatriz de acne que seja milagroso ou totalmente eficaz. É preciso seguir todas as recomendações médicas e mudar hábitos de vida para recuperar a beleza e uniformidade da pele.

Assista meu vídeo ACNE SEVERA – como tratar e como evitar as marcas e cicatrizes

A clínica dermatológica Luciana Villas Bôas oferece vários tratamentos dermatológicos, tratamento para acne, vitiligo, herpes, rosácea, entre outros. Entre em contato para mais informações e agendamento de consultas. Cuide da saúde de sua pele e qualidade de vida.