Também chamada de eczema, a dermatite atópica é uma inflamação crônica e com prurido nas camadas superficiais da pele. Além do incômodo da coceira, a dermatite atópica causa lesões de diferentes tamanhos e regiões do corpo, prejudicando a saúde e beleza da pele.
É necessário entender todos os aspectos da doença através de um diagnóstico detalhado com o médico dermatologista. Por isso, entenda mais sobre a doença e como a Dra. Luciana Villas Bôas pode auxiliar no tratamento para dermatite.
O que é Dermatite
A dermatite atópica é uma reação imunológica que causa alterações na barreira de proteção da pele. A dermatite pode ainda classificada da seguinte forma:
Dermatite de contato: reação alérgica quando o corpo reconhece alguma substância específica que desencadeia um quadro inflamatório como resposta.
Dermatite irritativa: reação que ocorre quando a pele tem contato com substâncias que desorganizam a barreira cutânea, disparando uma resposta inflamatória local.
Dermatite de fraldas: irritação primária causada pelo contato com a urina e as fezes. As feridas variam e podem gerar uma infecção secundária.
Causas e Sintomas da Dermatite
Existem diversas causas para a dermatite. Entre as mais comuns, o uso de cremes hidratantes, protetor solar, remédios, infecções, corantes alimentícios, perfumes, esmaltes, tintas, solventes, clareadores e reveladores, e fatores genéticos.
Os sinais e sintomas da dermatite são de forma geral:
- Vermelhidão nos braços, pernas e dobras do corpo;
- Esfolamento e coceira frequente;
- Secreção e sangramento;
- Alteração na cor da pele.
Diagnóstico
O diagnóstico de dermatite é feito com base em análise clínica feita pelo médico dermatologista. O especialista poderá realizar um questionário para identificar o uso de cosméticos e substâncias, doenças secundárias e histórico familiar.
Tratamento Para Dermatite Atópica
O tratamento para dermatite atópica irá depender de cada diagnóstico. De maneira geral, é recomendado o uso de medicamentos e produtos específicos para a hidratação e proteção da pele. No caso da dermatite de fraldas, é recomendado realizar a troca de fraldas com maior frequência e, se necessário, a aplicação de pomadas e cremes específicos.
A médica dermatologista Dra. Luciana Villas Bôas é especialista em tratamentos para dermatite atópica e tratamentos estéticos, proporcionando a melhora da inflamação, do aspecto da pele e da qualidade de vida de cada paciente. Entre em contato e agende sua consulta.