12 out 2020 Herpes: Causas, Tratamentos e Dicas de Como Evitar
Índice
Herpes: Causas, Tratamentos e Dicas de Como Evitar
A herpes já foi tratada no passado com muito mais preconceito do que hoje. Isso não significa que nos dias em que vivemos ela não cause sérios problemas de auto estima e não desperte preconceito em um bom contingente de pessoas.
Mas você sabe o que causa a herpes e como evitá-la? E se você já tem a herpes, sabe como procurar um tratamento adequado? Sabia que é possível conviver com a doença sem que ela prejudique o seu aspecto?
Sabemos que a herpes é uma das doenças dermatológicas que mais incomoda as pessoas, visite nossa seção de tratamentos dermatológicos e tratamentos estéticos para conhecer o nosso trabalho na Clínica Luciana Villas Boas.
O que Causa a Herpes?
A herpes é uma doença viral, isso significa que pode ser transmitida de pessoa por pessoa tal qual uma gripe, por exemplo, guardadas claro as devidas proporções.
Os vírus da herpes simples são dois, conhecidos como HSV-1 e HSV-2 e eles possuem algumas diferenças em sua transmissibilidade. É importante dizer que ambos podem ficar latentes no corpo e nunca se manifestarem.
Conhecida como herpes tipo 1, o HSV-1 é principalmente transmitido através da saliva humana, por meio de beijos ou do uso de talheres, copos, canudos compartilhados. Um comentário importante a se fazer é a não recomendação do beijo em bebês, uma vez que o vírus pode causar feridas na pele da criança.
Por sua vez, a herpes tipo 2, o HSV-2, é a chamada popularmente de herpes genital. Sua principal forma de transmissão é através de relações sexuais, podendo imprimir o seu aspecto tanto na área genital quanto na região da boca, em casos de realização de sexo oral.
Outra forma de transmissão da herpes simples é a transmissão da mãe para o filho na hora do parto, no entanto, essa transmissão pode ser evitada comparecendo a todas as consultas pré-natal.
Como Tratar a Herpes
A herpes é uma doença viral para a qual não existe cura até o presente momento, no entanto, existem tratamentos disponíveis que adormecem o vírus e seus sintomas, imprimindo uma boa qualidade de vida e controle da doença.
Alguns casos de herpes simples são leves e tratados apenas de maneira tópica. Isso significa que as pessoas que são tratadas dessa forma irão apenas aplicar diretamente sobre a pele o medicamento, ou ingerir.
No entanto, existem casos mais graves onde antivirais poderão ser utilizados tanto por via oral quanto, em alguns casos, por via intravenosa. Algumas pessoas podem fazer uso contínuo desses antivirais nesses casos mais graves.
Dermatologista: O Tratamento Para Herpes Adequado
Apesar de ser uma doença relativamente comum, não se deve baixar a guarda quanto ao seu tratamento quando diagnosticada.
Quando não tratada, a herpes pode causar sérios danos ao sistema imunológico do seu portador, abrindo um canal perigoso para outras doenças.
A Dra Luciana Villas Bôas é médica dermatologista em São Paulo, especialista em tratamento para herpes e outros tratamentos dermatológicos que visam a melhora da saúde de sua pele. Entre em contato e agende sua consulta.
Visite o nosso site para conhecer nosso trabalho, para qualquer dúvida estaremos à disposição através dos nossos canais de contato que você pode acessar clicando no link deste parágrafo.