Rosácea

rosácea

Rosácea é uma doença inflamatória e crônica da pele que acomete a face e que pode atingir a região dos olhos. A doença apresenta alternância de períodos de melhora e piora e pode atingir principalmente as mulheres entre 30 e 50 anos.

A rosácea é um distúrbio que atinge pessoas de pele muito clara e raramente ocorre em pessoas negras. Apesar do diagnóstico simples, a rosácea é facilmente confundida com a acne por conta de erupções e pontos de inflamações.

Vale lembrar que a rosácea é totalmente diferente da acne e tem origem desconhecida, mas algumas condições e hábitos podem desencadear as erupções como: longa exposição ao sol, estresse emocional, clima muito frio ou muito quente, uso de cosméticos, banhos quentes, consumo de alimentos condimentados, álcool e bebidas quentes.

Sintomas da Rosácea

De modo geral, a rosácea surge apenas no rosto. Em alguns casos podem ocorrer erupções na região dos olhos e no couro cabeludo. Os sintomas da rosácea são divididos em quatro fases:

  1. Fase pré-rosácea: A pele nas bochechas e no nariz fica ruborizada por curto período e pode causar a sensação de incômodo e coceira.
  2. Fase vascular: A pele fica avermelhada e inchada, com vasos sanguíneos visíveis à superfície na região das bochechas.
  3. Fase inflamatória: Pele vermelha, sensível e com a presença de pequenas espinhas com pus também chamadas de pústulas.
  4. Fase tardia: Em algumas pessoas a pele na região do nariz pode ficas espessa com a aparência de vermelho bulboso.

A rosácea ainda pode manifestar outras condições mais graves. Em 50% dos casos, pode surgir a rosácea ocular, uma condição com sintomas semelhantes à conjuntivite e danos na córnea. Também podem surgir nódulos inflamatórios que aumentam o tamanho do nariz, deixando-o com o aspecto disforme, condição chamada de rinofima que atinge principalmente os homens.

Diagnóstico da Rosácea

O diagnóstico da rosácea é feito através de análise clínica pelo médico dermatologista. Em alguns casos, poderá ser recomendado realizar uma biópsia para diferenciar a condição da pele com outras doenças.

Tratamento Para Rosácea

O tratamento para rosácea será de acordo com a avaliação clínica e análise do médico dermatologista que buscará entender as condições da rosácea, se existe formação de nódulos, pus e coceira.

De modo geral, o tratamento para rosácea consiste na aplicação de pomadas e cremes anti bactericidas e cremes que auxiliam no alívio da inflamação vascular.

Dependendo do caso, o tratamento para rosácea ainda pode incluir o uso de terapia a laser e luz intensa pulsada que proporcionam resultados satisfatórios no controle e até mesmo a remissão da rosácea.

O tratamento para rosácea com rinofima poderá ser feito através de procedimento cirúrgico com laser ou dermoabrasão, de acordo com cada condição clínica.

Se você está procurando o tratamento para rosácea para melhorar a aparência de sua pele e qualidade de vida, a clínica Dra. Luciana Villas Bôas oferece os tratamentos citados, de acordo com as condições clínicas de cada paciente.

Cuide da saúde de sua pele, renovando a sua beleza e qualidade de vida. Entre em contato e agende a sua consulta.

ENTRE EM CONTATO