Grânulos de Fordyce

granulos-de-fordyce

Será que o que você tem são realmente grânulos de fordyce?

Grânulos de fordyce se apresentam em região de lábios (boca) e em região genital (pênis e vulva – região externa da genitália feminina), são glândulas sebáceas aumentadas de tamanho e, portanto, benignas.

Aparecem como pequenas bolinhas (grânulos) amarelados/alaranjado e essas bolinhas podem se unir umas às outras formando uma placa.

Você não gosta de ter essas lesões, elas te incomodam, te deixam triste? Mesmo que você saiba que elas são benignas você quer removê-las pois vai aplicar o batom e elas ficam aparentes, vai ter relação sexual e seu parceiro pode pensar que o você tem é DST, tem uma aspereza até em algumas que te incomoda profundamente, é isso que você sente?

O que tenho de bom para te falar é que existe tratamento. Mas como são glândulas sebáceas elas ficam mais profundamente a pele e o tratamento com pomadas, cremes ou até aplicação de peelings e ácidos não são eficazes na remoção.

Os tratamentos eficazes são com pequenas cirurgias através de eletrocoagulação ou mesmo com laser. Mas podem deixar cicatrizes.

Muitas vezes as lesões deixam de ser amareladas e surgem no lugar cicatrizes esbranquiçadas que com o passar dos anos podem diminuir muito, mas é isso podem levar anos.

Quais médicos especialistas podem tratar os grânulos de fordyce? Não são todos os médicos com experiência para tratar, mas os dermatologistas e os urologistas podem tratar.

A maioria dos artigos científicos sobre esse assunto relatam a experiência de cada grupo que realizou o tratamento e não existe uma unanimidade em qual o melhor método, existe a melhor experiência em tratamento para aquele grupo, porém um pode ter sido com laser de CO2 e outro com eletrocoagulação.

Sou especialista em tratamento de grânulos de fordyce e posso afirmar que cada caso é um caso. Em sua maioria com bom resultado, porém realizo o tratamento em etapas para um melhor resultado final.

Converse com seu médico retire todas suas dúvidas, sobre resultados, sobre cicatrizes que podem ocorrer, sobre manchas e principalmente sobre os cuidados que você deverá ter após o procedimento pois o resultado dependerá e muito de como você cuidará e do seu processo de cicatrização.

Converse bastante com seu médico sobre todas suas dúvidas e possibilidades de resultado, entenda que podem existir cicatrizes e que a pele ficar totalmente sem leões e se tornar uma pele normal como se nada e nunca houvesse tido qualquer lesão anterior não é algo que não se possa prometer pois o mais provável é se melhore o aspecto.

Se pergunte se você ficará feliz com uma melhora do aspecto e perceba o quão difícil, estabelecer algo que nem você nem seu médico conseguem prever, pois dependerá dos seus cuidados após e como evoluirá a cicatrização.

ENTRE EM CONTATO