hiperidrose tratamento para hiperidrose

Conheça o Tratamento Para Hiperidrose

Conheça o Tratamento Para Hiperidrose

Você transpira mais do que as outras pessoas? A hiperidrose é a sudorese excessiva que não está necessariamente relacionada ao calor ou exercícios. Ela pode afetar apenas uma área específica ou todo o corpo. Embora seja inofensiva na maioria das vezes, tende a ser desconfortável e causar constrangimento.

Felizmente, várias opções de tratamento para hiperidrose podem proporcionar algum alívio para a condição. Por isso, se você está preocupado com a quantidade de suor, aqui estão informações para ajudá-lo a decidir se você deve consultar um médico dermatologista.

Causas da Hiperidrose

Se você apenas suar mais do que as outras pessoas quando está calor ou está se esforçando, isso geralmente não é um sinal de problema. Na maioria dos casos, inclusive, é algo perfeitamente natural. Afinal, o corpo usa o suor como forma de controle da temperatura para se resfriar.

A hiperidrose, no entanto, é quando a pessoa transpira excessivamente e de maneira imprevisível. Dessa forma, o paciente com essa condição pode suar mesmo em repouso, sem fazer nenhuma atividade, ou quando está frio.

Essa é uma condição médica mais comum do que se imagina, podendo estar presente desde o nascimento ou se desenvolver mais tarde na vida. Contudo, a maioria dos casos tende a começar durante a adolescência.

A hiperidrose pode ser dividida em dois casos:

Hiperidrose primária

A transpiração excessiva não causada por outra doença é chamada de hiperidrose primária. Nestes casos, o paciente pode apresentar suor excessivo nas mãos, axilas, rosto e pés sem qualquer razão aparente.

Com esse tipo, os nervos responsáveis ​​por sinalizar as glândulas sudoríparas tornam-se hiperativos, mesmo que não tenham sido acionados por atividade física ou aumento da temperatura. Com estresse ou nervosismo, o problema fica ainda pior.

Hiperidrose secundária

Já a hiperidrose secundária pode ser causada por medicamentos ou devido a uma condição médica, como por exemplo:

  • Ataque cardíaco;
  • Problemas de tireoide;
  • Diabetes;
  • Doenças do sistema nervoso;
  • Menopausa;
  • Baixo teor de açúcar no sangue;
  • Sobrepeso;
  • Infecções.

Problemas que a Hiperidrose Pode Causar

Pessoas com hiperidrose podem transpirar tanto a ponto de encharcar e manchar suas roupas ou pingar suor de suas mãos. O que tende a ser bastante constrangedor e, consequentemente, pode complicar as interações sociais e de negócios. Dessa forma, além de interromper as atividades diárias normais, esse tipo de suor intenso pode causar ansiedade social e constrangimento.

Portanto, é comum que pacientes com hiperidrose relatem sentimentos de isolamento social e afastamento de outras pessoas. Isso inclui namoro, reuniões de trabalho e outras atividades por medo de odores corporais, toques como abraços e apertos de mão, e roupas úmidas.

Casos graves também podem ter consequências práticas sérias, tornando difícil para as pessoas que sofrem com isso segurar uma caneta ou segurar o volante do carro.

Opções de Tratamento Para Hiperidrose

Se a hiperidrose for secundária, isto é, se existe uma condição médica subjacente contribuindo para o problema, essa condição deverá ser tratada primeiro. Já no caso de hiperidrose primária, em que nenhuma causa clara é encontrada, o tratamento para hiperidrose se concentra no controle da transpiração excessiva.

Dito isso, há várias opções de tratamento para hiperidrose disponíveis que podem ser indicados por uma dermatologista. Todas essas opções tem por objetivo melhorar a qualidade de vida do paciente:

  • Antitranspirante: Sprays, loções e roll-ons especiais de venda livre ou prescritos podem ajudar a controlar os sintomas. Isso porque os sais de alumínio, que são ingredientes ativos dos desodorantes antitranspirantes, atuam selando as glândulas sudoríparas para que seu corpo pare de produzir suor.
  • Medicamentos: Os medicamentos podem fornecer alívio para a sudorese generalizada, pois inibem a transmissão dos impulsos nervosos parassimpáticos.
  • Botox: A aplicação da toxina botulínica bloqueia temporariamente os nervos que causam a transpiração. A maioria dos pacientes nota os resultados quatro a cinco dias após receber o tratamento. A redução da sudorese dura cerca de quatro a seis meses e, às vezes, mais. Depois, o tratamento para hiperidrose com botox precisa ser repetido.
  • Iontoforese: Embora seja pouco usado atualmente, este procedimento usa um dispositivo que fornece correntes elétricas de baixo nível enquanto você está submerso na água. As correntes são frequentemente enviadas às suas mãos, pés ou axilas para bloquear temporariamente as glândulas sudoríparas. A terapia dura entre 10 e 20 minutos, e requer várias sessões.
  • Cirurgia: Quadros mais graves de transpiração excessiva podem exigir como tratamento para hiperidrose a intervenção cirúrgica. O procedimento envolve a remoção das glândulas sudoríparas das axilas. Além disso, outra opção é a simpatectomia, em que os nervos espinhais que controlam o suor são cortados ou pinçados.

Assista meu vídeo sobre Hiperidrose

A médica dermatologista Dra. Luciana Villas Bôas é especialista em tratamentos para hiperidrose, de acordo com as condições clínicas de cada paciente. Entre em contato e agende sua consulta.