25 set 2020 Verrugas: Quando devo me preocupar e como tratar?
Índice
Verrugas: Quando devo me preocupar e como tratar?
Quando aparecem verrugas na pele, pode parecer que os crescimentos inofensivos surgiram do nada.
Mas as verrugas comuns são na verdade uma infecção na camada superior da pele, causada por vírus na família do papilomavírus humano, ou HPV. Quando o vírus invade esta camada externa da pele, geralmente através de um pequeno arranhão, ele causa rápido crescimento de células na camada externa da pele – criando a verruga.
É possível que todos nós entremos em contato com ela ao longo de nossas vidas, como ao apertar as mãos, girar maçanetas ou digitar em teclados.
Os cientistas já identificaram mais de 100 tipos únicos do vírus. E a maioria das pessoas terá pelo menos uma verruga em comum em algum momento de suas vidas, geralmente em suas mãos.
As mais comuns são as de crescimento da cor da pele e são mais frequentes nas costas das mãos, nos dedos, na pele ao redor das unhas e nos pés. São pequenas e sentem-se como uma saliência áspera e dura. Elas podem ter pontos pretos que parecem sementes, que são realmente pequenos coágulos de sangue.
Certas formas do vírus são mais propensas a causar verrugas na pele das mãos. Outras formas de HPV são mais propensas a causar verrugas genitais, embora algumas cepas do vírus possam causar ambas.
Como o sistema imunológico de cada pessoa responde de forma diferente ao vírus, nem todos que entram em contato com o HPV desenvolvem uma verruga. Se você cortar ou danificar sua pele de alguma forma, é mais fácil para o vírus se apoderar dela. É por isso que as pessoas com condições crônicas de pele, como eczema, ou que roem as unhas são propensas a ter verrugas.
Se você não tem certeza se o crescimento de sua pele é uma verruga (alguns cânceres de pele se parecem com eles), não melhora com o tratamento em casa, dói, ou se você tem muitos deles, verifique com seu médico. Se você tem diabetes ou um sistema imunológico enfraquecido, você deve mandar um médico dar uma olhada antes de iniciar um tratamento para verruga por conta própria.
É possível Evitar as Verrugas?
Se você é alguém que frequentemente tem verrugas comuns na pele, é importante concentrar-se na prevenção e tratar prontamente suas verrugas logo que elas aparecem.
A primeira maneira de prevenir as verrugas cutâneas é evitar entrar em contato com o vírus:
- Certifique-se de lavar as mãos completa e regularmente.
- Se você fizer exercícios em uma academia, certifique-se de limpar o equipamento antes de usá-lo com uma toalha limpa.
- Proteja-se no vestiário e no chuveiro da academia usando chinelos de borracha ou sandálias.
- A segunda maneira de evitar verrugas na pele é manter sua pele mais hidratada e sem cortes.
Se você sofre de verrugas de pele nos dedos e é propenso a morder as unhas ou puxar as cutículas, é do seu maior interesse deixar esses hábitos.
Tratamento Para Verruga
Se você tiver verrugas de pele, é hora de agir rapidamente, pois elas podem se espalhar por seu corpo se não forem tratadas.
Se suas verrugas estão lhe causando desconforto emocional ou físico, consulte um dermatologista, para eliminá-las por completo e usar remédios de reforço imunológico.
Seu médico pode sugerir uma das seguintes abordagens, com base na localização de suas verrugas, seus sintomas e suas preferências. Estes métodos são às vezes usados em combinação com tratamentos caseiros, como o ácido salicílico.
- Crioterapia: A terapia de congelamento feita em um consultório médico envolve a aplicação de nitrogênio líquido em sua verruga. O congelamento funciona fazendo com que uma bolha se forme sob e ao redor de sua verruga. Em seguida, o tecido morto é removido dentro de uma semana ou mais. Este método também pode estimular seu sistema imunológico a combater as verrugas virais. É provável que você precise repetir os tratamentos.
- Os efeitos colaterais da crioterapia incluem dor, bolhas e descoloração da pele na área tratada. Como esta técnica pode ser dolorosa, geralmente não é usada para tratar as verrugas das crianças pequenas.
- Outros ácidos: Se o ácido salicílico ou o congelamento não estiver funcionando, seu médico pode tentar o ácido tricloroacético. Com este método, o médico primeiro raspa a superfície da verruga e depois aplica o ácido com um palito de madeira. Ele requer tratamentos repetidos a cada semana, mais ou menos. Os efeitos colaterais são queimaduras e picadas.
- Pequenas cirurgias: Seu médico pode cortar o tecido incômodo. Pode deixar uma cicatriz na área tratada.
As verrugas geralmente não são perigosas; elas não ameaçam a vida. São frustrantes de ter, e podem causar algum desconforto. Entretanto, com tratamentos seguros e comprovados, a maioria delas pode ser removida ou evitada.
Se você quer saber qual a melhor forma de tratamento para verrugas, procure um dermatologista. A Dra Luciana Villas Bôas é dermatologista em São Paulo e especialista em tratamentos dermatológicos e tratamentos estéticos com os mais variados quadros e pode indicar o melhor tratamento de acordo com as necessidades de cada paciente Entre em contato para mais informações.