Mitos e verdades sobre o Colágeno. Será que funciona?

Mitos e verdades sobre o Colágeno. Será que funciona?

Mitos e verdades sobre o Colágeno. Será que funciona?

O colágeno é a principal proteína estrutural encontrada nos tecidos conjuntivos e está presente na pele, tendões e ossos.

A pele em particular, é onde ele possui a função da elasticidade, firmeza e força.
Com o passar da idade, a produção de colágeno diminui e se você perder colágeno da pele, poderá ter rugas e flacidez.

No passado, nossa dieta incluía alimentos que podem ter ajudado a conter esse declínio, como caldo de ossos ou caldo caseiro.

Quando você cozinha um frango inteiro ou ossos de boi, a substância gelatinosa que se forma na panela, é colágeno.

Tipos de Colágeno

Tipos de colágeno

Existem vários tipos de colágenos no mercado, em especial o mais famoso, colágeno tipo I hidrolisado. Hidrolisado significa que as cadeias de aminoácidos foram quebradas em unidades menores, um processo que permite sua dissolução em líquidos quentes e frios.

Este tipo de colágeno se tornou incrivelmente popular por ser adicionado a tudo, desde café quente e sopas até bebidas geladas.

Estudos sobre os benefícios da ingestão de colágeno

Em um grande estudo duplo-cego controlado por placebo publicado no início de 2014, as mulheres tomaram 2,5 g de um determinado peptídeo de colágeno hidrolisado (nome comercial Verisol) uma vez ao dia.

Após 8 semanas, os pesquisadores viram uma redução de 20% na profundidade das rugas ao redor dos olhos das mulheres.

Os pesquisadores dizem que o ponto positivo desse tipo de colágeno é a fragmentação do em pequenas cadeias específicas de aminoácidos e peptídeos.

Quando os fragmentos têm o tamanho certo, eles são absorvidos e desencadeiam a produção de colágeno na matriz da pele.

 

Assista meu vídeo que fala sobre colágeno hidrolizado

 

Já um estudo de 2002 no International Journal of Clinical Pharmacological Research descobriu que as enzimas e ácidos do seu sistema digestivo – podem destruir o colágeno hidrolisado.

Mas o mesmo estudo descobriu que o colágeno tipo II (UC-II) de suplementos, podem ser capazes de deslizar pelo intestino sem perder sua estrutura química e ter seu efeito ainda melhor.

Intestino e sua importância na saúde

Quanto mais eu aprendo sobre o intestino, mais percebemos que há muito tempo subestimamos seu poder e importância na saúde e também na beleza.

OS 5 ALIMENTOS QUE DESTROEM SEU COLÁGENO

Por isso meu foco também é em ter um olhar para o todo, assim os resultados são muito melhores e duradouros.

Em conjunto com qualquer tratamento ou uso de suplementos de colágeno está a importância de:

  • Alimentação balanceada;
  • Cuidar da saúde intestinal;
  • Fazer atividade física regular;
  • E de manter a mente saudável.

Suplementos

Quando se trata de suplementos é importante saber que algo que você engole não se transforma magicamente na mesma substância do seu corpo.

Não é assim que a digestão e a bioquímica funcionam.

Quando ingerimos um alimento ou suplemento, ele inicia seu processo digestivo já na boca, através de enzimas, posteriormente este alimento desce em direção ao esôfago estômago e intestino.

Por isso eu acho que o colágeno suplementado oralmente, seja ele hidrolisado ou UCII, para ter sucesso total, vai depender principalmente de como está sua saúde digestiva e de suas próprias particularidades.

Vai depender de fatores individuais de cada um.

Conjunto de fatores trabalhando em harmonia

Aqui vem a importância de um conjunto de fatores trabalhando em harmonia!

Os colágenos ingeridos podem dar o estímulo do seu próprio corpo, ou seja, o que vale é o estímulo de seu corpo para a produção do colágeno.

E isso podemos fazer não só com suplementos de colágeno, mas com cremes tópicos – o ácido retinóico, por exemplo, mostrou melhorias semelhantes ao que você vê com suplementos de colágeno.

O que é empolgante é que podemos influenciar diretamente a derme, a camada mais profunda da pele, por meio da suplementação, uso tópico e também procedimentos como Radiesse e Sculptra.

É estimular as células do nosso próprio corpo por um caminho natural!