Dermatologista SP- dermatite-atopica-mitos-e-verdades-sobre-a-doenca

Dermatite Atópica: Mitos e Verdades Sobre a Doença

Dermatite Atópica: Mitos e Verdades Sobre a Doença

Você já ouviu falar em dermatite atópica? Se a resposta for sim, existe grandes possibilidades de, juntamente com algumas informações da doença, vários mitos vieram junto com essa explicação.

A pele é o maior órgão do corpo humano, responsável por proteger regiões internas de agentes externos que poderiam facilmente causar lesões ou infecções que comprometem o funcionamento geral do organismo.

Aqui no blog da clínica Dra. Luciana Villas Boas vamos esclarecer alguns mitos e verdades que cercam a dermatite atópica, como o contágio, perigos e outros fatores. Descubra!

Sintomas da Dermatite Atópica

A dermatite atópica é uma doença de pele crônica, ou seja, não põe em risco a vida de seu portador em um curto prazo de tempo, no entanto, possuem a condição de um sintoma de existe continuamente e pode ser extremamente incômodo em alguns casos.

As manifestações mais comuns da dermatite atópica são manchas na pele, um ressecamento elevado, coceiras, lesões, inchaços e áreas escamosas. O diagnóstico no entanto só pode ser feito por um médico dermatologista através de exames específicos.

Causas da Dermatite Atópica

A dermatite atópica é uma doença crônica multifatorial, ou seja, não é apenas um fator que influencia o seu surgimento, mas uma combinação deles. A predisposição genética e influências ambientais são os fatores mais comuns.

A dermatite atópica provoca deficiência na barreira protetora da pele e, por isso, pode ser responsável pelo surgimento de infecções e inflamações.

Mitos e Verdades Sobre a Dermatite Atópica

Como toda doença em que os sintomas são visíveis e desagradáveis aos olhos, a dermatite atópica é cercada de mitos que ajudam a reforçar o preconceito contra os portadores dessa doença, abaixo vamos desmistificar alguns deles e colocar o que é verdade e o que não é acerca dessa doença:

A dermatite atópica é contagiosa

Mito. A dermatite atópica é uma doença crônica não-contagiosa, os principais fatores de surgimento dela são uma predisposição genética e influências ambientais, portanto não é causada por um vírus ou bactéria que passa de pessoa para pessoa.

A dermatite atópica se manifesta apenas em crianças

Mito. Apesar do grande número de incidências se darem em crianças, não é impossível o surgimento da doença em adultos ou o aparecimento posterior dos sintomas. A dermatite atópica pode tanto desaparecer com a idade quanto piorar o seu quadro.

Fatores emocionais podem desencadear as crises

Verdade. Fatores como estresse, ansiedade e emoções fortes podem desencadear crises nos portadores. Portanto, é preciso estar atento não apenas à influências de clima, como também ao equilíbrio emocional.

Podem haver crises alérgicas

Verdade. Além do emocional e clima, alguns alimentos podem desencadear crises. Os alimentos que mais comumente estão relacionados à crises alérgicas são: leite, amendoins, crustáceos, ovos, soja, trigo e nozes.

Tratamento Para Dermatite Atópica

Apenas um médico dermatologista especializado poderá indicar o melhor tratamento para o seu caso e texto nenhum pode cobrir essa função. Os tratamentos podem incluir a restauração da barreira da pele, reduzir os sintomas visivelmente e reduzir a duração e minimizar as crises. O tipo de tratamento será indicado de acordo com avaliação clínica e condições da dermatite atópica de cada paciente.

A dermatologista em São Paulo Dra. Luciana Villas Bôas é especialista em tratamentos para dermatite atópica e outros tratamentos dermatológicos que visam a melhora da saúde da pele e qualidade de vida de homens e mulheres. Entre em contato para mais informações e agende sua consulta.