Como melhorar o melasma? Sua alimentação pode ajudar?

Como sua alimentação pode ajudar a melhorar o melasma?

Você é o que você come. Esse é um ditado famoso no mundo da nutrição e saúde. Isso também se aplica à sua pele?

Recentemente, faço muitas postagens no Instagram, blog e vídeos sobre cuidados gerais e produtos para melasma.

Como melhorar o melasma? Cuidados gerais

Hoje quero falar sobre o que você pode fazer com sua alimentação para melhorar o melasma.

Sua dieta pode realmente ser o que está desencadeando as manchas escuras ou impedindo que o Melasma melhore.

Normalmente, ficamos tão preocupados com o que aplicar na pele para nos livrarmos do melasma que esquecemos o fato de que o problema está no fundo da pele e desencadeado por vários fatores, como:

• Estresse;
  • Pílulas anticoncepcionais;
  • Doenças e desequilíbrios hormonais;
  • Alterações hormonais na gravidez;
  • Excesso de sol;
  • Inflamação crônica.

Essa é a diferença no sucesso de um tratamento olhando para o seu organismo como um todo e não apenas um único tratamento tópico!

Melasma não tem cura

Melasma não tem cura, mas tem controle e melhora significativa. E isso se dá através do gerenciamento do Melasma, e é assim que eu trato meus pacientes que possuem Melasma.

Importância da dieta e como melhorar o melasma?

Uma dieta saudável para a pele é aquela que está repleta de nutrientes saudáveis para todo o corpo. Para que as células da pele estejam saudáveis, elas precisam de fonte constante de nutrientes de alta qualidade.

Se você mantiver uma dieta pobre em nutrientes, com alimentos inflamatórios, as células da sua pele logo “morrerão de fome” e começarão a parecer opacas, envelhecidas, não vibrantes e as manchas do Melasma vão ficar piores pela inflamação geral do seu corpo.

Uma vez que o processo inflamatório piora o melasma, há ajustes que você pode fazer em sua dieta para eliminar a inflamação em seu corpo.

A inflamação não é tão difícil de se livrar, você só precisa saber como (e se comprometer a fazê-lo de forma consistente).

Não apenas as melhorias na dieta ajudarão a se livrar do melasma, mas, no geral, sua pele ficará muito mais saudável, cicatrizará muito mais rápido, terá menos vermelhidão, e melhorará a produção de colágeno e os sinais do envelhecimento.

E isso, nem o melhor creme e tratamento do mundo pode fazer pela sua pele e sua saúde!

Alimentos que contribuem para o processo inflamatório

Vários alimentos são conhecidos por causar problemas de pele e que você deve limitar ou excluir para melhorar o processo inflamatório.

01 – Alimentos processados cheios de gorduras ruins

Salgadinhos, batata frita, salsicha, nuggets, amendoim, fast food e congelados.

02 – Laticínios

Leite, queijo e outros derivados lácteos, são naturalmente pró-inflamatórios, geralmente contêm hormônios sintéticos e são mal digeridos no intestino.

03 – Açúcar

Todos os tipos de guloseimas e alimentos açucarados, como bolos, doces, chocolate, sorvete, donuts, refrigerantes e bebidas energéticas.

O açúcar está no topo do índice glicêmico, o que significa que é um dos principais alimentos inflamatórios.

04 – Alimentos fritos

Qualquer coisa frita, incluindo fast food.

05 – Álcool

O álcool desidrata naturalmente as células da pele.

06 – Carboidratos refinados e glúten

Incluindo pão, lanches, pizzas e outros, porque eles esgotam as bactérias boas em seu corpo e aumentam a produção de óleo da pele.

07 – Soja

A soja contém fitoestrogênios, que imita o estrogênio natural, causando desequilíbrios hormonais que podem piorar o Melasma.

08 – Café e produtos com cafeína

A cafeína causa um aumento no hormônio do estresse cortisol, que pode desencadear ou piorar as condições da pele.

Alimentos ricos em antioxidantes

Retirando os alimentos inflamatórios, é hora de incorporar alimentos ricos em antioxidantes:

Vitamina C, Vitamina E, Vitamina A, Resveratrol, Flavonoides, Betacaroteno, Licopeno, Luteína e Selênio.

Esses antioxidantes você encontra nesses alimentos:

1. Frutas vermelhas (mirtilo, morango, amora, framboesa).
  2. Romã, kiwi e abacate.
  3. Uvas em especial as vermelhas.
  4. Legumes (cenoura, batata-doce, tomate, cebola, alcachofra, brócolis, repolho roxo, beterraba, etc).
  5. Vegetais com folhas verdes e ervas (couve, espinafre, acelga, escarola, coentro, tomilho, manjericão, etc).
  6. Especiarias (cúrcuma, canela, cravo, cominho, gengibre, etc).
  7. Chá-verde e matchá
  8. Oleaginosas (nozes, castanhas do Pará, amêndoas, avelãs, etc).

Beber bastante água

Beber bastante água elimina as toxinas (incluindo os radicais livres) das células, incluindo as da pele. Também ajuda a manter as células hidratadas, para que possam resistir melhor aos efeitos da exposição ao sol.

Confira meus outros vídeos sobre Melasma