09 jun 2020 Cicatriz de Acne: Tratamentos e Dicas de Cuidados
O aparecimento de espinhas já é desagradável o suficiente, mas como se não bastasse, ainda precisam deixar as cicatrizes?
Pois é! A cicatriz de acne pode deixar seu rosto com marcas que podem te deixar muito triste e com baixa autoestima. A boa notícia é que as cicatrizes de acne podem ser tratadas.
No entanto, antes de começar o tratamento, você precisa se livrar de qualquer acne de uma vez por todas, já que novos surtos podem levar a novas cicatrizes de acne.
Por que existem cicatrizes de acne? Por que algumas pessoas têm cicatrizes de acne, enquanto outras não têm?
As razões variam, mas a genética é um fator de risco de cicatrização. As cicatrizes se formam quando uma ruptura penetra profundamente na pele e danifica os tecidos abaixo dela. As cicatrizes tendem a acontecer mais à medida que a pele perde colágeno. Como o colágeno desempenha um papel no processo de cura, sua pele produz novo colágeno à medida que se repara após uma ruptura. Mas às vezes, ela não produz na medida certa, resultando em uma cicatriz.
Tenha em mente que a acne é uma condição inflamatória. O desenvolvimento de cicatrizes tem muito a ver com a extensão e duração da inflamação da pele, portanto, retardar o tratamento da acne aumenta o risco de cicatrizes, de acordo com os especialistas.
Como a cicatrização é uma complicação da acne, qualquer pessoa que experimenta “espremer” as espinhas pode ter cicatrizes temporárias ou permanentes, no entanto, a cicatrização é mais comum naqueles que sofrem de acne inflamatória caracterizada por numerosas espinhas e cistos.
Índice
Tratamentos Para Cicatriz de Acne
Antes de tratar suas cicatrizes de acne, é importante saber de que tipo elas são. Cada tipo responde ao tratamento de forma diferente, e alguns tratamentos são melhores para tipos particulares do que outros, por isso, uma boa avaliação do seu médico é de suma importância para a eficácia do tratamento. Os tratamentos a serem utilizados podem ser:
Skinbooster: este tipo de tratamento para cicatriz de acne faz o preenchimento de pele pode ser injetado sobre grandes áreas de tratamento do rosto, pescoço e mãos para aumentar a qualidade da hidratação da pele. Durante o tratamento, as injeções múltiplas ativam os fibroblastos promovendo nova formação de colágeno e elastina, o resultado é uma pele saudável e iluminada.
Laser: o tratamento a laser serve para remover a camada externa da sua pele, contornar áreas de cicatrizes de acne, ou aliviar a vermelhidão ao redor de lesões de acne cicatrizadas. O procedimento dura de acordo com a extensão das lesões.
Microagulhamento: também chamado de terapia de indução de colágeno, este procedimento envolve a picada da pele repetidamente com pequenas agulhas para estimular o crescimento de novo colágeno. Isto pode reduzir o aparecimento de cicatrizes. A vermelhidão da pele pode durar alguns dias.
Peeling: ele remove a camada externa da sua pele, resultando em uma aparência mais lisa e uniforme. Você pode sentir vermelhidão e descamação por três a sete dias após o procedimento.
Resurfacing: este tratamento para cicatriz de acne remove camadas de pele, o que permite que o corpo produza novas células cutâneas. O resurfacing funciona bem no tratamento de cicatrizes de acne que são quase planas, ou seja, não muito profundas.
O FRAXX: é uma tecnologia nova para tratar cicatriz de acne que age de forma semelhante aos lasers fracionados de CO2 pelas suas propriedades de aquecimento da pele, o que produz uma contração das fibras de colágeno que são as responsáveis pela sustentação da pele.
Neste equipamento são emitidas ondas eletromagnéticas que provocam oscilação das moléculas de água, transformando a energia eletromagnética em energia térmica. Isso produz um aquecimento na área tratada e formação de um novo colágeno.
Este tipo de tratamento funciona a um nível mais profundo do que o resurfacing ou dermoabrasão a laser, pois a laserterapia fracionada não fere a camada superior do tecido, o tempo de cicatrização é menor. Alguém que tenha tido este tipo de tratamento pode parecer um pouco queimado de sol por alguns dias.
Subcisão: esse procedimento para tratar da cicatriz de acne de subcisão é mais do que apenas a liberação mecânica dos fios de tecido cicatricial fibroso. Na verdade, os múltiplos processos de cura trazem a melhora da cicatriz da acne. A ação mecânica da agulha e a liberação do tecido cicatricial cria uma bolsa de sangue sob a pele. Os vasos sanguíneos que são rompidos durante a subcisão permitem que o sangue se acumule na área tratada. Este coágulo de sangue previne a recolocação de cicatrizes a curto prazo e contém fatores de crescimento para a cura. Isto cria um ambiente para a regeneração do colágeno e melhoria da sua aparência cicatricial ao longo do tempo.
Bioestimulação com sculptra e fio de PDO: a principal função dos fios de PDO é a bioestimulação (tonificar e dar luminosidade), já que melhora as zonas onde são aplicados. Do mesmo modo, seu estímulo mecânico cria efeitos positivos aos fibroblastos e ao colágeno, promovendo assim, a firmeza, a elasticidade e o brilho da pele.
A Dra Luciana Villas Bôas é dermatologista em São Paulo e especialista em tratamento para cicatriz de acne com os mais variados quadros e pode indicar o melhor tratamento de acordo com as necessidades de cada paciente, em sua maioria com bom resultado, realizando os procedimentos em etapas para o melhor resultado final. Entre em contato para mais informações.