Calvície feminina

Calvície feminina: Causas e Como Tratar

Quando o assunto é cuidado com os cabelos as mulheres não economizam. O cabelo é o xodó das mulheres. Por isso, estão sempre atentas às novidades de tratamento como cremes, hidratações, escovas e muitas outras novidades. Porém existe uma questão que aflige as mulheres e que muitas vezes não sabem o que é nem como procurar tratamento: a calvície feminina

O Que é Calvície Feminina?

A calvície feminina é um tipo de queda de cabelo que afeta as mulheres. O nome médico para a condição é alopecia androgenética.

Embora tanto homens quanto mulheres possam sofrer queda de cabelo, ela não é tão difundida nas mulheres quanto nos homens e aparece de forma diferente.

A calvície feminina aumenta com a idade e menos de 50% das mulheres têm a cabeça cheia de cabelos durante toda a sua vida.A calvície feminina é hereditária, mais comum após a menopausa, por isso os hormônios são provavelmente responsáveis. Se você notar que está perdendo cabelo, consulte seu médico dermatologista.

Eles serão capazes de determinar se você está apresentando  calvície feminina ou outro tipo de queda de cabelo.

A literatura médica indica grande dificuldade no tratamento e diversas abordagens. Verificar função tireoidiana, anemia, zinco, hormônios sexuais entre outros exames.

Quanto mais cedo você for tratado, mais rápido você será capaz de parar a perda, e possivelmente, até mesmo que seu cabelo cresça novamente. Não é fantástico?

Tratamento Para Calvície Feminina

Existem diversos tratamentos para todas as formas de alopecias. Primeiro passo é estabelecer um diagnóstico correto é então iniciar o melhor tratamento disponível para o caso.

No eflúvio telógeno, após o parto e durante amamentação, é necessário  aguardar e seguir com alimentação saudável para observar o quadro da calvície. Também é possível realizar tratamentos durante o período, de acordo com as recomendações médicas.

No caso da alopecia androgenética de preferência iniciar o tratamento na adolescência e podem ser utilizados medicações como finasterida, minoxidil, espironolactona, além de laser, cirurgia e inclusive transplante capilar. Os principais tratamentos incluem:

Tratamento com MMP: este tratamento para calvície feminina é realizado utilizando medicamentos e procedimentos como o microagulhamento com microinfusão de medicamentos aplicados no couro cabeludo fatores de crescimento, vitaminas, minoxidil, finasterida e outras substâncias que estimulam o crescimento capilar e reduzem a queda do cabelo. O tratamento é eficaz para vários tipos de queda de cabelo. As sessões devem ser realizadas mensalmente e durar cerca de 30 minutos, com o mínimo de desconforto e resultados efetivos.

LED: outra novidade nesta área é o uso de lasers para tratar a calvície feminina. Essa técnica é uma nova classe de terapia de luz modulada que se baseia exclusivamente em duas cores de LED. O LED vermelho ajustado a 660 nm estimula o crescimento do cabelo através da via clássica enquanto o LED 620 nm estimula a liberação do óxido nítrico. Os LEDs de alta saída de duplo comprimento de onda do dispositivo proporciona ampla cobertura do couro cabeludo e melhor penetração na pele do que os modelos anteriores

Fotona: o laser fotona utiliza a fotobiomodulação, uma forma de calor suave e profundo, para estimular as células-tronco dos folículos pilosos dormentes e estimular o crescimento do pêlo. É indolor e não tem tempo ocioso. A energia da luz penetra nos tecidos, onde interage com os cromóforos e induz um conjunto complexo de reações que aumenta a circulação, reduz a inflamação e ajuda a restaurar a função celular normal. A luz também está afetando a sinalização celular, essencialmente instruindo as células a “acordar”! Isto explica como a exposição relativamente breve à luz pode ter efeitos que duram horas, dias ou mesmo semanas.

Agora você já pode ficar mais tranquila sabendo que tem solução para o problema que você está enfrentando. Mas lembre-se que um dermatologista certificado pelo conselho é a melhor pessoa para ajudar a identificar a causa subjacente da queda do cabelo e determinar adequadamente o plano de tratamento para melhores resultados.

A Dra Luciana Villas Bôas é dermatologista em São Paulo e especialista em tratamento de calvície feminina com os mais variados quadros e pode indicar o melhor tratamento de acordo com as necessidades de cada paciente, em sua maioria com excelentes resultados. Entre em contato para mais informações.