Queloide

Queloide

O que é?

O queloide é uma cicatriz que não respeita os limites do corte ou da lesão feita. Quando se faz um corte na pele e existe o processo de cicatrização que demanda a interação de vários fatores e substâncias além de Feedback. Em geral o queloide ocorre por um excesso do processo de cicatrização que deveria parar, porém no processo do queloide não para.

Causas

O queloide surge após uma injúria/ ferimento na pele decorrente do processo de cicatrização. Existem locais em que o queloide surge com mais facilidade como na orelha, na região do externo (osso do peito que une as costelas e protege o coração de traumas). Como é um processo cicatricial pode coçar, fica mais escuro com a cor característica arroxeada queloide pode ocorrer em qualquer local da pele, porém os locais preferidos são orelha, região pré-esternal, ombros. Porém, pode existir queloide no nariz que é mais raro, na mão também mais raro. Pode ocorrer em qualquer local do corpo assim como pode ocorrer após processo de queimadura da pele, após tatuagens.

Lembrando sempre que existe a predisposição genética individual para que ocorra o queloide além dos locais mais comuns. Dessa forma, por exemplo, se você sabe que sua família tem queloide e você quer fazer uma tatuagem evite escolher regiões como orelha, ombros e externo, pois a chance de ocorrer nesses locais são maiores.

Como evitar/ prevenção

Se você já sabe que existe a tendência de ocorrer queloide é sempre bom avisar ao seu médico pois assim ele poderá usar mecanismos no seu pós-operatório.

Tratamentos

Existe aplicação de medicação tópicas e injetáveis como uso de corticoides. Existe ainda fita de silicone que podem ajudar a prevenir. Existe radiação que pode ser utilizada no tratamento do queloide.

ENTRE EM CONTATO