Melasma

melasma

 O que é?

Melasma é o nome que se dá ao surgimento de manchas escuras na pele. A forma mais comum são manchas escuras no rosto.

As manchas escuras são irregulares e acomete m principal mente a região da maçã do rosto, do buço, da testa. Pode surgir em homens porém muito mais comum em mulheres e pode surgir em outras áreas do corpo como braças, colo, pernas.

Quais os tipos?

Existe o melasma, a melanodermia e o cloasma gravídico. Esses nomes são para designar a mesma coisa, mancha escura na pele. Se ocorre durante a gestação ou logo após pode ser chamado de cloasma gravídico. Se ocorre em outra área do corpo que não a face é chamado de melanodermia se ocorre na face é chamado melasma.

Sintomas

Não existe sintomas, pois não arde, não coça, existe apenas o sinal de mancha escura na pele.

Causas

As mulheres são as mais afetadas devido aos hormônios. Os homens também podem apresentar melasma porém mais raramente que as mulheres. Um dos fatores envolvidos são os hormônios da gestação que estimula m a pigmentação da pele e está sendo produzido em maior quantidade na gestação.

Porém fora da gestação os hormônios existem e também estimula m a pigmentação. A história familiar de melasma positiva pode ajudar a forma de prevenir o seu desenvolvimento em outro membro da família.

Como evitar

Sem dúvida a radiação solar é o fator desencadeante e de piora mais forte. O uso do filtro solar constante é necessário em quem tem melasma, mesmo a luz visível pode desencadear, além do calor. Por exemplo pessoas que ficam expostas a calor como secadores de cabelos e chapeiros e cozinheiros podem desenvolver melasma ou melanodermia se tiverem predisposição familiar.

Tratamentos

As manchas escuras no rosto causam desconforto e o tratamento é fundamental para segurança e reforço da autoestima. O protetor solar é o principal quesito do tratamento. Cremes e géis a base de ácidos como ácido retinóico, assim como ácido mandelico, ácido glicólico podem ser utilizados, mas tudo depende do tipo de apresentação do melasma. Além de utilizar clareadores como hidroquinona, ácido kójico e ácido fítico entre outros. Podem ser utilizados remédios com ação clareadora como o oli-olá, além de antioxidantes orais com ação de fotoproteção. Existem laser que são indicados também. Importante salientar no tratamento é que o melasma é uma lesão inflamatória e que pode apresentar apenas com mancha escura ou com mancha escura  e vasos pequenos associados, para cada tipo de melasma será programa do um tratamento individualizado e não poderá ter pressa. Descamar demais a pele pode piorar o melasma. Por isso deve-se ter cuidado com o tratamento indicado pois é comum as pacientes aparecer em no consultório com piora das manchas por causa dos tratamentos realizados. Existe o uso do ácido tranexam Tmico que está indicado no melasma com vasos e pode ser utilizado em creme ou via oral. Escolha um bom dermatologista para chamar de seu e conhecer como sua pele reage a cada produto e inclusive alimentos para que tenha sucesso no seu tratamento.

ENTRE EM CONTATO