hiperidrose

O que é?

 

Hiperidrose significa excesso de suor. Sintomas de O suor regula a temperatura do nosso corpo. Quando fazemos exercícios é normal suar é isso ocorre para não deixar ocorrer um aquecimento dos órgãos internos. No caso da hiperidrose, ou seja, do suor excessivo ocorre uma desregulação e a pessoa sua mais em áreas específicas. Em geral o suor excessivo é apresentado pela transpiração das mãos, axilas, pés, rosto e couro cabeludo. Existe uma forma primária de suor excessivo que pode ocorrer em crianças e adolescentes com hiperidrose e em geral os sintomas mais comuns são ondule excessivo nas mãos e pés. Existe uma outra forma de suor excessivo que surge na vida adulta que classificamos em hiperidrose secundária e os sintomas são o suor excessivo em qualquer área do corpo principal mente face/ rosto, couro cabeludo, axilas e outro detalhe importante é que na hiperidrose secundária a pessoa pode suar mesmo em repouso, quando dorme, por exemplo.

 

Causas

 

As causas do suor excessivo são uma desregulação nas glândulas sudoríparas que são as glândulas produtoras de suor. Pode ocorrer estímulo pela via neurológica decorrente das emoções e então provocar um aumento do suor, isso é o mais comum nas crianças, durante uma prova, quando são chamada s atenção ou quando acontece algo que as deixam muito felizes. Mas nesse caso quando estão em repouso. E dormindo não ocorre o suor excessivo. Já no caso da hiperidrose secundária tem que ser investigado algumas doenças, como síndrome metabólica, algumas doenças genéticas e outras disfunções que somente apareceram na vida adulta. Nesse caso a pessoa pode suar até mesmo durante o sono e às vezes isso pode ser decorrente de alteração hormonais como ocorre na menopausa por exemplo. A hiperidrose afeta aproximadamente 2% da população geral, porém menos de 40% procura atendimento para diagnóstico correto e tratamento.

 

Como evitar

 

A hiperidrose tem algumas opções de tratamento, porém o que fazer para evitar não é simples. Por exemplo um adulto que tem uma síndrome metabólica e que a obesidade é um dos principais fatores envolvidos. Caso essa pessoa trate a síndrome metabólica a sudorese excessiva irá desaparecer. Porém a obesidade é uma doença crônica e mudanças de hábitos de vida e alimentar es não são fáceis.

 

Tratamentos

 

Os tratamentos para hiperidrose são alguns desde desodorantes, medicações que diminuem o suor e tem efeitos colaterais importantes, aplicação da toxina botulínica na área afetada pelo suor excessivo, iontoforese que são aplicações de corrente elétrica para diminuir a produção excessiva do suor e a cirurgia onde é interrompida a via onde ocorre o estímulo para as glândulas sudoríparas produzir m mais suor. Todos os tratamentos têm efeitos colaterais desde dores a bolhas na pele ou até surgir outra região com suor que não existia.

 

Desde o modo o melhor é procurar um dermatologista para fazer o diagnóstico correto é então propor o melhor tratamento para o caso.

ENTRE EM CONTATO