Flacidez

flacidez

O que é?

Flacidez é um aspecto onde a pele apresenta-se mais amolecida, mais fina, podendo ter acentuação de rugas. O colágeno é a proteína que confere a estrutura e sustentação da pele. Com o envelhecimento ocorre uma diminuição da produção do colágeno. Com o decréscimo da produção de colágeno ocorre a Flacidez. Na face, em área dos olhos onde a Flacidez tissular pode ser observada de uma forma mais fácil exatamente pois a área dos olhos é uma região da pele onde é muito fina.

Causa

Flacidez é decorrente de vários fatores como: exposição solar que causa um envelhecimento mais acelerado pelo dano ao fibroblasto que é quem produz o colágeno. Alimentação com baixa ingestão de proteína também pode levar a Flacidez. O tabagismo pelos efeitos nocivos, principalmente da nicotina. Fatores genéticos, existem doenças congênitas com alteração do colágeno.  Desidratação da pele também pode levar a Flacidez entre outros fatores como o tipo de profissão. Dependendo de quais agentes a pele fica exposta pode levar a Flacidez. Alteração hormonal também pode aumentar a Flacidez como ocorre na gravidez que nesse momento da vida da mulher, sendo um momento complexo, não existe apenas um fator, mas associação de fatores. Existem hormônios, fatores de crescimento, distensão da pele com estiramento mais intenso ao final da gestação. No emagrecimento por diminuição da ingesta de proteína e colágeno pode levar a Flacidez .

Como evitar/ prevenir

Prevenir a alimentação saudável e exercícios físicos são os principais fatores. Para haver formação de pele, cabelos e unhas saudáveis é necessário ingesta de proteínas de boa qualidade e quantidade. Depois de instalada a Flacidez existem diversos tratamentos a serem realizados, de preferência combinação e associação de técnicas para um melhor resultado. Uma forma pratica para prevenir a Flacidez da pele além da alimentação, a prática da hidratação da pele diariamente com um bom creme hidratante é um ótimo recurso. Pele do rosto e do corpo no caso da pessoa que fica maior parte do dia exposta ao sol uma forma de prevenir é com uso de roupas adequadas e protetor solar.

Tratamentos

Os tratamentos para estímulo de colágeno são efetivos no tratamento da flacidez. No caso de flacidez em pescoço a técnica de rádio frequência é uma opção.  Radiofrequência estimula a produção de colágeno e pode ser utilizada em qualquer região de pele do corpo. Pode usar radiofrequência nos braços, na flacidez da coxa, da flacidez da face e do pescoço, na flacidez da barriga. Outro tratamento utilizado para flacidez e estimular a produção do colágeno é o uso de substâncias injetáveis como Sculptra (ácido L-polilatico) e o radiesse (hidroxiapatita de cálcio). Existem laser e radiação infravermelha que estimulam a produção de colágeno o que melhora a flacidez.

ENTRE EM CONTATO