estrias

Estrias são cicatrizes que surgem na pele especialmente na adolescência tanto em meninas e meninos devido ao estiramento da pele. Ocorre o crescimento principalmente no momento do estirão do crescimento que causará de uma forma mais rápida e abrupta o estiramento da pele é isso poderá levar a estrias, as cicatrizes. A pele é elástica, porém a capacidade de esticar tem limite e quando rompe o limite, a capacite de esticar surge a estria – a cicatriz. Nesse processo os fibroblastos, o colágeno e a elastina são as estruturas principais envolvidas.

Quais os tipos

As estrias podem ser vermelhas, que são considerada s as mais novas, ou seja ocorrem logo no início do surgimento da estria. Com o passar do tempo perdem a cor vermelha onde ainda temos sangue envolvido, nessa fase de estria vermelha. É o melhor momento para o seu tratamento. Depois da fase eritematosa (vermelha) vem a fase de cicatrização e a estria adquire o aspecto Brancomarmóreo. Nas meninas as estrias ocorrem mais nas regiões glúteos, nas coxas e nas mamas. Nos meninos é mais comum ocorrer estrias nos joelhos, bumbum e nas costas. Como a estria ocorre porque a pele estica além da sua capacidade dessa forma pode ocorrer na gestação, nas cirurgias de prótese de mama é decorrente da obesidade. Existe uma doença chamada doença de cushing onde em virtude de outro mecanismo surgem estrias características de aspecto bem arroxeados com aumento da pressão arterial entre outros sintomas e sinais.

A principal causa do surgimento da estria é pelo estiramento da pele. A capacidade elástica da pele é limitada, ou seja, a pele não consegue esticar ad infinitum.

Como evitar/prevenir

Muito importante hidratar a pele e ter alimentação saudável com proteínas e vitaminas e colágeno para dificultar o estiramento da pele.

Existem diversos tratamentos para estrias como microagulhamento, insuflação de gás carbônico medicinal, aplicação de medicação diretamente na estria como a aplicação de ácido hialurônico entre outras. O melhor tratamento para as estrias é o diagnóstico correto. Tem que levar em consideração vários aspectos: local da estria, idade de surgimento da estria, cor da pele, hábitos de vida, alimentação da pessoa que tem estrias, enfim variados aspectos devem ser avaliados para ser indicado o melhor tratamento. A hidratação da pele e a reposição de colágeno são questões importantes no tratamento. A estria pode ter cura dependendo da fase, da causa e do tratamento proposto. Mesmo para estria branca que já exista há muitos anos pode haver cura ou grande melhora do aspecto e redução do número de estrias, porém o tratamento é longo.