celulite

O que é?

 

A primeira coisa a definir é a diferença entre celulite doença e celulite estética. A celulite doença se refere a uma inflamação do tecido subcutâneo da pele causada por bactérias e que levará a vermelhidão, inchaço, aumento da temperatura local da pele.

 

Por exemplo, um furúnculo que é uma infeção da pele por bactéria pode evoluir com celulite. A celulite estética é conhecida cientificamente por paniculopatia edematofibroesclerotica ou lipodistrofia ginóide ou adipose edematosa. Ou seja, vários nomes complexos pois a fisiopatologia, ou seja, o porquê e como ocorre a celulite é complexo e falo sobre isso com mais detalhes em outro espaço no site.

 

Quais os tipos?

 

Existe a celulite facial que é grave devido à localização, face local nobre com muitos vasos (veias e artérias) que irrigam tecidos e órgãos importantes com funções fundamentais no nosso organismo, como o cérebro. Celulite periorbitária ou até ocular também são preocupantes devido à repercussão que podem causar nos olhos e na visão.

 

Sintomas

 

Infecção bacteriana pode levar a celulite com os sintomas de vermelhidão, inchaço e aumento da temperatura local da pele. Existe celulite que pode ser causada por fungos e nesse caso ocorre aumento do local afetado, alteração da cor da pele ficando vermelha ou seja escurecida, mas em geral não tem aumento da temperatura local como nas infecções bacterianas. Nas fúngicas com o passar do tempo ocorre até endurecimento do tecido que nas bacterianas isso é em geral o contrário, o local pode ficar amolecido e pode até ter coleção de líquido como pus.

 

Causas

 

As principais causas de celulite são as de origem bacteriana. A nossa pele tem uma flora, uma microbiota, ou seja, várias bactérias e fungos que vivem na nossa pele. E por alguma alteração no equilíbrio dessa flora microbiana surge a celulite. Pode ser por um pelo infração, por infeção na unha, por um corte muito pequeno como por exemplo com o furo de uma agulha ou até por picada de insetos. Inúmeras são as causas de celulite.

 

Como evitar/prevenir

 

Para evitar é ter higiene quando ocorre algum machucado na pele e ter uma boa saúde com ótima imunidade, assim o organismo irá combater os agentes agressores e não irá deixar desencadear e surgir a celulite.

 

Tratamentos

 

Os tratamentos em geral são com medicamentos à base de antibióticos. Localmente pode ser feito calor local e hidratação se assim estiver indicado, assim como aplicação de compressas de permanganato de potássio e lavagens com água e sabão.

ENTRE EM CONTATO