Verrugas

verrugas

As verrugas são tumorações benignas causada por agentes do vírus papiloma vírus humano (HPV). Esse vírus ativa o crescimento anormal das células da pele, que são lançadas para a superfície formando verrugas em várias regiões do corpo. O aspecto, tamanho e coloração da verruga determina a ligação com o tipo de variação do HPV.

Existem diversas formas de apresentação das verrugas, as mais comuns apresentam um aspecto de couve-flor. As verrugas ainda podem ser planas, de forma achatada e filiforme, fina e comprida.

Independente da forma e localização, as verrugas podem causar incômodo e comprometer a autoestima de qualquer pessoa. Vale lembrar que nem todas as verrugas são sintomas e sinais de alguma doença grave. É preciso um diagnóstico detalhado realizado por um médico dermatologista para entender a origem da verruga, as condições e o tratamento adequado.

Tratamento Para Verrugas

A maioria das verrugas não causa dor, fluido ou qualquer outra condição. Se você está incomodado com a presença de verrugas no corpo, é preciso procurar um médico dermatologista para entender qual o melhor tratamento para verrugas. Os principais procedimentos são:

Tratamento Tópico: Após a realização de exames para identificar o tipo de verruga, o médico dermatologista pode recomendar o uso de medicamentos tópicos que proporcionam a mortalidade do tecido e eliminação da verruga. Existem medicamentos que precisam de aplicação e procedimentos como massagem para melhor absorção. É necessário seguir todas as recomendações médicas para a aplicação segura.

Remoção da verruga: Após a realização do diagnóstico do tipo da verruga, o procedimento poderá ser a realização da remoção da verruga em ambientem ambulatorial, com ou sem a presença de anestésico, dependendo do caso de cada paciente.

Combinação de medicamentos e procedimentos estéticos: Em alguns casos após a remoção da verruga, é possível que a presença de marcas e cicatrizes. Nesses casos, o médico poderá realizar a combinação de aplicação de medicamentos e procedimentos estéticos para aliviar e tratar marcas e cicatrizes.

Recomendações Para o Tratamento Para Verrugas

Vale lembrar que receitas caseiras para tratamento de verrugas nem sempre funcionam e podem contribuir para a proliferação da condição, dependendo do tipo do vírus papiloma HPV. Por isso, é necessário realizar o diagnóstico para identificar o tipo de verruga e realizar o tratamento adequado. A partir da realização do diagnóstico, realiza todas as recomendações médicas como:

-Evitar a exposição do local da verruga ao sol;

-Aplicação de cremes, maquiagens e outros cosméticos que podem anular a ação do medicamento ou tratamento;

-Não realizar aplicações de medicamento e outras substâncias além do necessário e indicado pelo especialista.

A Dra. Luciana Villas Bôas é médica dermatologista especialista em tratamento para verrugas e diversos tratamentos dermatológicos para renovar sua beleza e autoestima. Entre em contato e agende uma consulta para cuidar da beleza e saúde de sua pele.

ENTRE EM CONTATO