Tratamento para Acne

acne

Tratamento para Acne

Chegou a adolescência e com ela as espinhas e os comentários nada agradáveis sobre a sua pele.

Ficar com leões que doem no rosto e/ou nas costas e no colo, vermelhas, saem pus, todo mundo vê e você não gosta e tem vontade de sumir, usar capuz, bonés. O que fazer?

Acne existem em diversos graus e não somente os adolescentes podem ser afetados.

Assista meu vídeo sobre tratamento para acne severa

Tratamento para Acne em homens e mulheres

Acne pode surgir na mulher adulta e no homem adulto, pode surgir nos bebês e até por uso de medicações como corticoides.

A oleosidade aumentada da pele existe em grande variação, assim como as dúvidas de quantas vezes lavar o rosto ao dia, posso mexer/espremer as espinhas? Vou ficar com cicatrizes?

A diferença entre pele oleosa e hidratar a pele é importante pois quando falamos em hidratação estamos falando em levar água para pele e não óleo.

Lavar a pele muitas vezes ao dia poderá estimular a pele a produzir mais óleo e não é isso que queremos para pele oleosa.

Dessa forma lave seu rosto com sabonete adequado para acne 1 X/dia e as demais vezes que forem necessárias utilize apenas lavagem com água.

Água termal é uma ótima opção pois acalma sua pele e hidrata. A pele com acne é uma pele inflamada e irritada, mais propícia a manchas e cicatrizes e acalma-la pode ser muito interessante.

Não é o fato de você espremer as espinhas que irão te deixar com mais manchas ou mais cicatrizes, mas isso pode levar a mais lesões, a mais infecções e daí a mais cicatrizes ou manchas. Se você terá cicatrizes ou manchas, esse mecanismo é a tendência da sua pele, então o melhor a fazer e tratar o quanto antes.

Iniciar o tratamento precocemente é a orientação para tudo, pois assim será o melhor para você com melhor resultado ao final.

Assista meu vídeo como LAVAR o rosto com ACNE? Existe um jeito correto!

Tipos de Tratamento para Acne

Existem diversos tratamentos para acne: aplicação de pomadas, géis, laser, limpeza de pele, antibióticos além da isotretinoína oral para os casos mais graves.

Em qualquer tipo de acne, desde as mais brandas com cravos (comedões) e as mais graves com cistos e cicatrizes queloidianas, é muito importante tratar o intestino.

Mas o que haver intestino com isso tudo? Existem as bactérias da nossa pele e do nosso intestino e a forma que elas estão no nosso organismo irá influenciar na piora ou na melhora da acne por isso o uso de lactobacilos é uma etapa importante do tratamento.

A produção de hormônios, as nossas células, a produção de óleo, as bactérias todos esses aspectos estão interligados na acne e precisam ser abordados no tratamento.

A influência da alimentação também é importante pelo efeito secundário, por exemplo todo mundo que como chocolate, amendoim a acne piora ou tem acne porque como isso? A resposta é não, mas essa alimentação aliada à sua microbiota e a outros alimentos podem levar a reações químicas no seu organismo que podem piorar e induzir a acne.

Nossa Dra. Luciana Villas Bôas, então não mais comer chocolate e amendoim?

Não foi isso que escrevi, deverá ser avaliado cada caso individualmente e verificar como a sua dieta influencia nesses fatores, pois como eu disse isso não acontece como todo mundo.

Raciocínio parecido podemos fazer para dietas com ingesta de leite, porém o mecanismo do leito já é mais complexo e existem trabalhos científicos que já colocam uma relação direta entre a ingesta de leite e acne, dessa forma como já relatei, muito importante o tratamento do intestino.