Micoses na Pele

micoses-na-pele

Micose é o nome que se dá a infeção na pele, pêlo ou unha causados por fungos. Existem bactérias filamentosas que tb podem causar micose, mas isso é mais específico. No geral micoses são causadas por fungos. Existem vários nomes populares como pano branco, micose de unha, unheiro, frieira, são os que me lembro no momento risos.

Quais os tipos?

Existem as micoses que chamamos superficiais e as profundas. Existem vários tipos de fungos que causam as micoses e que podem causar em humanos e outros bichos ou mesmo serem fungos do solo. A diferença entre fungo de humano e não são os sintomas, os fungos em humanos estão mais adaptados ao nosso organismo e não dão tantos sintomas como qdo temos doença fúngica causada por fungo de cachorro por exemplo. Quando ocorre os simtomas são mais exuberantes, a queda de cabelo é maior, pode deixar a pele mais vermelha e coçar mais por exemplo.
Sintomas As micoses podem se apresentar só na pele e causam vermelhidão ou a pele fica mais pálida(branca) em relação a pele Normal. Pode apresentar prurido(coceira),perda do cabelo (quando atinge o couro cabeludo), diversas alterações nas unhas, como: a lâmina ungueal tornar-se mais espessa, pode ter manchas e inclusive inchar a borda da unha e ainda sair pus.

Os fungos existem na natureza e na gente também! Sim e convivem bem mas em alguns momentos a política de boa vizinhança se rompe e então o fungo passa a causar doença como a o onicomicose. As causas para que a doença se instale são várias: mudanças no ph da pele ou do local afetado, temperatura, umidade, alteração da imunidade, enfim várias são as causas das micoses.

No caso dos atletas que tem A frieira conhecida por Pe de atleta, interessante utilizar talco antisséptico nós temos, chuteiras. Não repetir a mesma meia, não utilizar meias e objetos de outras pessoas . No caso das tineas de couro cabeludo, são as micoses do couro cabeludo, mais comum em crianças e que geralmente o fungo é proveniente de animais tudo cachorro ou gato ou ainda de fungos do solo, da terra. Nesse caso deverá evitar contato com os animais, locais onde saiba que várias pessoas estão acometidas da doença.

O tratamento para micose superficial que acomete pele, pelos e unhas poderiam ser feita com tratamento tópico tipo pomadas, cremes, géis. Agora se a micose é profunda acomete subcutâneo ou seja na parte mais profunda da pele e pode sair grãos do local ou a pele estar mais dura e o tratamento é mais longo.