Herpes

herpes

O que é?

 

Herpes é uma doença causada por vírus da família herperidae. As pessoas têm muitos conceitos e preconceitos em relação ao herpes, principalmente em criança. Existem oito tipos de vírus herpes e cada um é responsável por uma doença. É uma doença endêmica em país subdesenvolvido. Ocorre m todo mundo e não há motivo para preconceito pois a transmissão não é via sexual, pode ocorrer, mas a principal forma de transmissão é pelo ar. Existe o herpes labial, que ocorre no lábio porque o vírus gosta do lábio, causado pelo herpes tipo 1. Existe o herpes genital é esse as lesões de bolhinhas ocorrem no órgão genital pela preferência do vírus herpes 2 pelo local dos órgãos genitais. Existem ainda o herpes zoster que adora ficar perto do trajeto do nervo por isso esse herpes dói mais que os outros e além do herpes zoster o herpes tipo 3 causa também a catapora (varicela), tanto que o zoster pode ser chamado de varicela zoster. Existe o herpes tipo 4 que é o herpes causado pelo citomegalovírus, que se a gestante contrair essa doença durante a gestação pode provocar malformações no feto, em geral ocorre em pactes com baixa imunidade como pactes com câncer e HIV/AIDS. O herpes tipo 5 é o Ebstein Barr vírus está implicado na famosa doença do beijo, comum em adolescentes. O tipo 6 está relacionado ao exantema súbito ou roséola comum em bebês. O tipo 7 não se sabe especificamente mas pode estar relacionado a encefalite assim como o herpes 1 e herpes 6, ou a pitiríase rósea de Gilbert. E o herpes 8 está relacionado ao sarcoma de Kaposi, que ocorre em pactes HIV/AIDS. Como a sabedoria popular tem fundamento devido aos locais afetados pelo vírus herpes surgiu o preconceito. Porém é um vírus que quando se adquire a pessoa pode nunca expressar a doença ou pode expressar uma vez na vida e isso em nada tem haver com os hábitos de vida e de higiene do indivíduo, tem haver com o sistema imunológico individual permitir a expressão da doença ou não, e sobre isso infelizmente ainda não temos controle.

 

Sintoma

 

Para ser considerado sintomas do herpes há que haver bolha. No herpes labial inicia com uma coceira, ardência e após surgem bolhas pequenas nos lábios que se rompem e formam uma feridinha que pode infeccionar. No herpes genital é a mesma apresentação. Existe o herpes simples que pode ser causado pelo herpes 1 ou 2 e acomete qualquer lugar do corpo, pois se ocorrer no lábio será chamado labial se ocorrer no tronco será chamado herpes simples, uma questão de nomenclatura. A catapora (varicela) são bolhas difusas no corpo com febre associada e pode ocorrer na boca inclusive no esôfago causando grande desconforto na alimentação, claro que isso é uma apresentação mais grave. O herpes zosterpode ocorrer nos olhos ou próximo ao olho sendo chamado herpes oftálmico e também apresenta-se com bolhas pequenas e a dor pode ser muito forte ou até passar despercebida, isso é individual. O citomegalovírus é diferente a apresentação em indivíduo com boa imunidade pode ter febre com duração de vários dias surgir um exantema (bolinhas vermelhas pelo corpo) pode dar bolhinhas no corpo e pode acometer baço e fígado em estágios mais graves. As lesões dos Pacte HIV/AIDS em geral são bolhas/ verrugas em face, região perianal ou outros locais do corpo. O exantema subitum ocorre em bebês e geralmente passa desapercebido como se fosse uma virose. Febre baixa seguida por bolinhas vermelhas no corpo que duram 24 a 48h e o bebê e a criança estão bem continuam comendo/ alimentando bem e em geral o humor e à disposição não são afetados. Existe a encefalite herpética que os sintomas são neurológicos podendo ter convulsões pois ocorre uma irritação na meninge (membrana que recobre o cérebro) pela ação direta do vírus nesse local. A pitiríase rósea de Gilbert são manchas vermelhas distribuídas em geral no tronco, podendo atingir os braços e pernas, em geral poupa a face. Surgem manchas no corpo que aumentam em número a cada dia pode coçar ou não é há que ter paciência para esperar que as manchas sumam, elas sumirão naturalmente assim cinco surgiram porém pode demorar de 6 a 10 semanas para sumirem. O sarcoma de kaposi em geral se apresenta nos membros com manchas arroxeadas/ azuladas/ enegrecidas.

 

O que causa?

 

São os próprios vírus herpes, cada um da sua forma, do seu jeito.

 

Como evitar

 

Não há como evitar pois a transmissão é pelo ar e também a mãe pode transmitir ao filho durante a gestação. Ninguém anda com uma placa dizendo eu tenho herpes e sendo assim não posso falar , pois nem precisa. Pois ao falar as pequenas gotículas que saem da nossa boca ao falar podem ter vários vírus não só o herpes e se a outra pessoa irá pegar ou não depende do sistema imunológico dela, por isso penso que mais há sentido no preconceito, visto que não temos controle.

 

Tratamentos

 

O tratamento depende de cada herpes e de cada fase que se apresente. Em geral as infeções heréticas são autolimitadas, o que é isso? Não há nada a fazer a não ser esperar, sim o vírus quando desenvolve a doença já sabe o período de duração início, o meio e o fim. O que pode mudar no meio do caminho são as infecções secundárias por bactérias por exemplo. De forma geral as infecções são benignas e duram de 7 a 15 dias e ter higiene adequada local e aplicar cremes hidratantes ou prortetores labiais já serão o suficiente. Demais medicações somente após um avaliação em consulta médica para saber.

ENTRE EM CONTATO