Cicatrizes de Acne

Cicatrize de acne

Não tem jeito, a acne, a famosa espinha, é um problema de pele que causa diversos desconfortos na vida do adolescente e também no adulto. É comum ouvir queixas de homens e mulheres que enfrentam problemas com a autoestima e relatam que usaram dezenas de produtos e receitas caseiras para tratar as espinhas e nenhum método funcionou.

 

Como Surge a Cicatriz de Acne

 

A cicatriz de acne surge de acordo com a manipulação das espinhas. Por exemplo, se você tem o hábito de espremer ou apertar as espinhas inflamadas, este ato piora a inflamação, causando a piora do quadro inflamatório, causando lesões como:

 

Grau I: Pequenos cravos que não apresentam lesões inflamatórias;

 

Grau II: Cravos e espinhas pequenas que formam pequenas lesões inflamadas e pontos amarelados com pus (pústulas);

 

Grau III: Cravos e espinhas pequenas que causam lesões maiores, mais profundas, dolorosas, avermelhadas e bem inflamadas (cistos);

 

Grau IV: Cravos e espinhas de tamanhos diferentes que foram grandes lesões císticas, interconectadas e cicatrizes irregulares, proporcionando deformidade na área afetada.

 

Grau V: Todas as situações citadas acima e um grande processo inflamatório que pode causar febre e mal-estar.

 

De modo geral, as causas das cicatrizes de acne estão ligadas às seguintes condições:

 

-Espremer cravos e espinhas a fim de tirar as pústulas com força e mãos e unhas sujas;

 

-Acnes de graus 3 a 5 com processos inflamatórios recorrentes;

 

-Exposição em excesso a luz solar sem o uso de protetor solar e produtos específicos para a pele.

 

-Má alimentação rica em gordura ruim e pobre no consumo de vegetais e água.

 

Tratamento Para Cicatriz de Acne

 

Existem diversos medicamentos e procedimentos para o tratamento de cicatriz de acne, mas é necessário fazer uma investigação do histórico de saúde de cada paciente para entender qual a técnica adequada que proporcionará o melhor resultado para a saúde da pele.

 

A médica dermatologista em São Paulo Dra. Luciana Villas Bôas é especialista em tratamento para cicatriz de acne realizando os seguintes métodos, de acordo com as condições clínicas de cada paciente:

 

Microagulhamento: Um dispositivo com microagulhas é passado na pele do rosto que causa pequenas lesões guiadas para estimular a a formação de colágeno e a produção de novas células cutâneas, eliminando a camada de pele deformada. A espessura das agulhas e a quantidade de sessões dependem de cada caso de cicatriz de acne.

 

Injeções de ácido hialurônico: O ácido hialurônico é uma substância presente em nosso corpo que sofre uma queda de produção ao longo do envelhecimento natural. Para o tratamento de cicatriz de acne, as aplicações são realizadas em várias regiões do rosto, dependendo da condição clínica de cada paciente. O ácido hialurônico injetado se espalha e rapidamente é absorvido pelo organismo, fazendo com que a produção natural do colágeno seja estimulada para renovar a pele. A quantidade de aplicações e sessões também dependerá do grau de espinhas e condições do paciente.

 

Peeling químico: Este é um tratamento para cicatriz de acne com aplicação de um ácido glicólico que causa uma destruição controlada da camada da derme, proporcionando a construção de uma nova camada com menos lesões. A aplicação de um ou mais agentes e a quantidade de sessões dependerá das condições clínicas do paciente e do grau de espinhas.

 

Vale lembrar que nenhuma técnica de tratamento para cicatriz de acne é completamente eficaz se o paciente não manter uma disciplina de alimentação equilibrada, hidratação e uso de cremes e cosméticos corretos para cada tipo de pele.

 

A médica dermatologista Dra. Luciana Villas Bôas é especialista em tratamento para cicatriz de acne, realizando essas e outras técnicas, de acordo com a necessidade de cada paciente. Entre em contato e saiba como cuidar da sua beleza.

ENTRE EM CONTATO