Tratamento para Olheiras: Quais são as causas e tratamentos?

Tratamento para Olheiras: Quais são as causas e tratamentos?

Tratamento para Olheiras: Quais são as causas e tratamentos?

As olheiras são um problema sério de saúde? Na verdade não, porém as pessoas acham que elas contribuem para deixá-las parecendo cansadas, mais velhas ou pouco saudáveis. Mas a verdade é que ter a região abaixo dos olhos mais escura é algo comum, tanto em homens quanto mulheres.

Inclusive, esse é um problema que assola muita gente diariamente. Afinal, os olhos representam um ponto marcante no rosto de qualquer pessoa. Dessa forma, embora raramente sejam motivo de preocupação, é normal buscar tratamento para olheiras, a fim de reduzir sua aparência.

Das causas aos tratamentos, continue lendo para saber um pouco mais sobre o que você pode fazer para acordar todos os dias com uma aparência renovada.

Causas das Olheiras

Antes de falar sobre o tratamento para olheiras, é importante entender o que causa essa pigmentação da pele sob os olhos. Uma crença comum é que esse é um problema causado pela fadiga, o que é verdade.

No entanto, há uma série de outros fatores que podem contribuir também para o surgimento de olheiras. É o caso, por exemplo, de:

  • Falta de dormir: A privação de sono faz com que a sua pele fique pálida. Dessa forma, permitindo que os tecidos e vasos sanguíneos apareçam por baixo. Assim, dormir pouco é uma causa amplamente comum de olheiras.
  • Alergia: Quando você tem uma reação alérgica, o seu corpo produz histamina, que pode causar a dilatação dos vasos sanguíneos. Tornando-os, então, mais visíveis sob a pele.
  • Tensão ocular: Ficar muito tempo olhando para a tela do computador, telefone ou de qualquer outro aparelho eletrônico, faz com que os seus olhos fiquem cansados. Consequentemente, os vasos sanguíneos ao redor dos olhos podem aumentar, causando olheiras.
  • Envelhecimento: O processo natural de envelhecimento também pode causar olheiras. Isso porque, à medida que envelhecemos, a nossa pele fica mais fina, pois a produção de colágeno diminui. Assim, os vasos sanguíneos sob os seus olhos ficam mais visíveis.
  • Genética: O histórico familiar também desempenha um papel importante no desenvolvimento de olheiras, influenciando o nível de pigmentação da pele. Pode ser uma característica hereditária observada no início da infância e piorar com a idade ou desaparecer lentamente.

Evite esses hábitos que pioram as olheiras

Existem diversas causas para as olheiras, inclusive o fator genético. Ou seja, não necessariamente o surgimento delas é culpa sua. Exceto, é claro, quando são. Mas o que isso quer dizer? A pele ao redor dos olhos é 10 vezes mais fina do que o resto do rosto e, por isso, deve ser tratada com cuidado. Mas alguns hábitos podem estar sabotando todos os seus esforços.

Exposição ao sol

A pele super fina ao redor dos olhos significa que ela é especialmente suscetível à hiperpigmentação induzida pelo sol. Dessa forma, pular o uso do protetor solar não é indicado se você não quer ter olheiras.

Lavar com água quente

Lavar o rosto com água quente pode ser reconfortante em uma manhã fria, mas o aquecimento causa dilatação dos vasos sanguíneos. Consequentemente, piora o inchaço e acentua a tonalidade escura sob os olhos.

Esfregar muito para remover a maquiagem

O atrito para tirar as camadas de delineador e rímel pode causar danos e inflamação, o que pode piorar as olheiras. Portanto, nessas horas, calma e leveza são a regra para que você consiga preservar a pele da região inferior dos olhos na hora de remover a maquiagem.

Fumar

A fumaça do cigarro tem oxidantes que quebram o colágeno e a elastina, o que pode destruir o delicado tecido ao redor do olho. Ou seja, esse vício tem uma correlação direta com as incômodas olheiras. Além disso, a nicotina provoca alterações vasculares, o que causa um aumento da pressão arterial e, portanto, prejudica a circulação sanguínea.

Tratamento Para Olheiras: Conheça as Opções

O melhor tratamento para olheiras é por meio de uma combinação de procedimentos realizados por uma dermatologista, estilo de vida saudável ​​e produtos próprios para cada tipo de pele.

Alguns dos tratamentos disponíveis, que ajudam inclusive, a reduzir o aparecimento de olheiras, são:

Preenchimento com ácido hialurônico

Se o afinamento da pele ou a perda de tecido adiposo estiver causando olheiras, o preenchimento com ácido hialurônico pode ser uma opção de tratamento para olheiras. Isso porque é o procedimento ideal para restaurar a perda de volume embaixo dos olhos e aliviar instantaneamente a aparência de cansaço e afundamento.

É válido ressaltar, no entanto, que o preenchimento não ajuda com a pigmentação. Ou seja, quando as suas olheiras são causadas por pigmentos mais escuros em sua pele.

Procedimentos com laser e luz pulsada

Esses tipos de tratamento para olheiras usam a energia térmica para vaporizar as células danificadas. Os melhores efeitos podem ser percebidos com o uso da luz intensa pulsada. Mas, devido à proximidade com o globo ocular, ela deve ser aplicada sempre tomando alguns cuidados especiais.

No geral, o procedimento com laser e luz pulsada ajuda a melhorar o componente vascular, induz a formação de novo colágeno e pigmenta a região. Assim, pode ser um tratamento eficaz para as olheiras.

Tratamento para olheiras com peeling

Os peelings químicos podem ajudar a clarear a hiperpigmentação sob os olhos. Por isso, são uma opção de tratamento para olheiras bastante sugerida pelos dermatologistas. Como estimula a renovação celular e auxilia na eliminação do pigmento concentrado, ajuda a promover o clareamento de áreas escuras e, consequentemente, das olheiras.

Normalmente, o mais indicado para esses casos são os peelings químicos com ácido glicólico e ácido retinóico. Afinal, ambos possuem uma função rejuvenescedora e clareadora. Além disso, as pessoas também podem usar peelings químicos em combinação com cremes tópicos para um melhor efeito. Contudo, isso deve ser feito somente com recomendação médica.

Microagulhamento

A produção de colágeno diminui drasticamente com a idade. O microagulhamento, então, é uma opção de tratamento para olheiras, pois por meio do procedimento, o seu corpo o interpreta como uma lesão. Assim, como resultado, ele gera mais colágeno para se curar.

Portanto, o microagulhamento ajuda a devolver a firmeza da pele ao estimular a produção de colágeno. Dessa forma, além das olheiras, esse é um procedimento que pode ser utilizado para o tratamento de diversas queixas dos pacientes.

Como é o caso, por exemplo, de cicatrizes de acne, estrias, flacidez e calvície.

Com tantas opções disponíveis e levando em conta que existem muitas causas possíveis para as olheiras, uma consulta com um dermatologista se faz primordial.

Isso porque, para escolher o tratamento para olheiras mais indicado para o seu caso, é extremamente importante que uma dermatologista faça uma avaliação individual.

A médica dermatologista em São Paulo Dra. Luciana Villas Bôas é especialista em tratamento para olheiras, proporcionando a renovação da saúde da pele em homens e mulheres de todas as idades. Entre em contato e agende sua consulta.

Assista meu vídeo sobre tratamento para olheiras