O que São Grânulos de Fordyce e Como Tratar

O que São Grânulos de Fordyce e Como Tratar

O que São Grânulos de Fordyce e Como Tratar

Grânulos de Fordyce: Qual o melhor tratamento para esse estigma que impacta tanto na sua autoestima?

Por Dra. Luciana Villas Bôas, médica dermatologista.

Na rotina do consultório eu recebo muitos homens e também algumas mulheres que sofrem com a presença de bolinhas amareladas/esbranquiçadas na região dos lábios ou na área genital.

É comum que os pacientes decidam vir até a minha clínica, muitos meses após o surgimento das primeiras lesões.

Com isso, passam meses consumidos pelo estigma dessas bolinhas, que interferem nas suas relações interpessoais e na autoestima, até decidirem procurar ajuda.

Veja como é a minha conduta por aqui

  1. A alta incidência desses pacientes, me levou a desenvolver uma técnica de tratamento, realizada no próprio consultório que tem demonstrado uma eficácia 70% superior, em relação a outros tratamentos.
  2. Com base na observação dos resultados tão positivos de casos clínicos de meus pacientes, eu desenvolvi a técnica de Microcirurgia para Grânulos de Fordyce, que é um procedimento bastante efetivo de extração das lesões.

Microcirurgia para Grânulos de Fordyce

Eu estou terminando a conclusão de um estudo científico, a ser lançado até o final de 2021. Aguardem, que publicarei aqui também.

Em média, meu tratamento de Microcirurgia requer três sessões. Mas, há muitos casos em que uma sessão já é suficiente. A cicatrização completa para que o lábio esteja totalmente livre de grânulos e pronto para o beijo leva 18 dias, no máximo.

Como a lesão é um incômodo mais comum em homens, que tendem a ocultar o mal-estar, são raros os profissionais que se dedicam a estudar e a oferecer um tratamento dermatológico eficaz para os Grânulos de Fordyce.

Grânulos de Fordyce: antes e depois

Procuro exercer uma dermatologia inclusiva, com o bom uso da tecnologia e de estudos científicos, para o bem-estar de todos os públicos, sem distinção.

Mas, afinal, Grânulos de Fordyce é uma doença grave?

Não são, não. Tratam-se de lesões benignas, não contagiosas, que acometem mais homens do que mulheres. Não são contagiosas e não têm relação direta com nenhum tipo de doença.

Os grânulos de Fordyce são glândulas sebáceas aumentadas em tamanho, podendo ser vistas a olho nu, quando deveria apenas ser vista microscopicamente.

Os Grânulos de Fordyce geralmente se desenvolvem como bolinhas isoladas ou dispersas, mas às vezes se agrupam, formando bolinhas um pouco maiores.

Apesar de se assemelhar a uma doença sexualmente transmissível, como as verrugas genitais, os Grânulos de Fordyce são simplesmente uma proeminência sebácea.

É bom lembrar de que você não deve apertar os Grânulos de Fordyce. Isto não as fará desaparecer, e pode causar o desenvolvimento de infecções.

Então, por que é importante oferecer um tratamento eficaz para os Grânulos de Fordyce?

O impacto na autoestima é um problema de base para a saúde. Nossa primeira preocupação é devolver a tranquilidade para o paciente, com o diagnóstico de uma lesão inflamatória benigna e completamente tratável.

Grande parte do público chega até a clínica com muitas dúvidas: pensam que pode ser uma herpes persistente ou outro tipo de Infecção Sexualmente Transmissível. Nenhuma das duas suspeitas têm qualquer relação com os Grânulos de Fordyce, que não tem relação com qualquer tipo de doença, fungo, bactéria, tampouco é transmissível.

Como Tratar os Grânulos de Fordyce

Assista meu vídeo sobre o tratamento através da microcirurgia.

Após, o alívio do diagnóstico, partimos para a ação com meu tratamento único com a Microcirurgia. Minha meta é devolver a integridade e a aparência saudável da sua pele.

Dra Luciana Villas Boas é dermatologista em São Paulo e a maior especialista, no país, em tratamentos de Grânulos de Fordyce. Atua em seus 23 anos de consultório como especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Possui pós-graduação em Medicina Estética, Nutrologia e Epigenética.

 

ENTRE EM CONTATO