micose de pele

Micose de pele: Causas e Como Tratar

Micose de pele: Causas e Como Tratar

A micose de pele é uma infecção que é causada por fungos semelhantes a fungos que vivem nos tecidos mortos de sua pele, cabelos e unhas. Você pode obtê-lo em qualquer um desses lugares e em seu couro cabeludo.

Quando você o pega entre os dedos dos pés, é o que as pessoas chamam de pé de atleta. Se ele se espalha na virilha, é conhecido como coceira de atleta.

O sinal indicador é uma mancha vermelha, escamosa ou um inchaço que coça. Com o tempo, o inchaço se transforma em uma mancha em forma de anel ou círculo. Ela pode se transformar em vários anéis. O interior da mancha é geralmente claro ou escamoso. O exterior pode estar levemente levantado e acidentado.

Tratamento Para Micose de Pele

Como a infecção é tratada depende de onde ela está e quão ruim ela é. Em muitos casos, seu médico pode recomendar um medicamento de venda livre que você pode obter na farmácia. Se a micose estiver sobre sua pele, um creme antifúngico, loção ou pó pode funcionar muito bem.

Na maioria dos casos, você terá que usar os remédios em sua pele por 2 a 4 semanas para ter certeza de matar o fungo que causa a micose. Também diminuirá suas chances de voltar.

Fases

Os estágios de desenvolvimento da micose de pele dependem do tipo de micose.

No corpo, as manchas crescem lentamente e mais manchas podem aparecer em outras partes do corpo. O centro da mancha pode se desobstruir, deixando um anel. Se houver vários anéis, eles podem se fundir.

Os pés dos atletas tendem a começar entre os dedos dos pés antes de se espalharem para o fundo ou para os lados dos pés, ou para ambos. A pele entre os dedos dos pés pode então ficar branca e tornar-se macia.

Nas unhas, a micose começa com um espessamento da pele sob a unha, seguido por um espessamento e descoloração das unhas. Com o tempo, as unhas vão se levantar, cair e desaparecer.

Na virilha, o primeiro sinal geralmente é uma erupção cutânea, coceira nas dobras onde a perna se encontra com o corpo. Isto pode se espalhar até a virilha, a coxa interna, a cintura e as nádegas.

Complicações Mais Sérias

As infecções fúngicas raramente se espalham abaixo da superfície da pele. O risco de qualquer doença grave é muito pequeno. Entretanto, sem tratamento, a micose de pele pode se espalhar de uma parte do corpo para outra. Se a pele for machucada, as bactérias podem entrar e causar uma infecção.

Pessoas com condições que enfraquecem o sistema imunológico têm maior probabilidade de experimentar a disseminação de micose de pele. É mais difícil se livrar da infecção se o sistema imunológico estiver fraco.

Como Prevenir a Micose de Pele

Os fungos que o causam a micose de pele estão em toda parte. Ainda assim, aqui estão algumas coisas que você pode fazer para diminuir suas chances de contrair a micose de pele ou impedir que ela se propague:

  • Mantenha sua pele limpa e seca.
  • Use chinelos nos vestiários e chuveiros de academias e clubes.
  • Troque suas meias e roupas íntimas todos os dias.
  • Não compartilhe roupas ou toalhas.
  • Se você pratica esportes, mantenha seu equipamento e uniforme limpos – e não os compartilhe com outros jogadores.
  • Lave suas mãos com água e sabão depois de brincar com animais de estimação.

A Dra Luciana Villas Bôas é dermatologista em São Paulo e especialista em tratamentos dermatológicos e tratamentos estéticos com os mais variados quadros e pode indicar o melhor tratamento de acordo com as necessidades de cada paciente. Entre em contato para mais informações.