como prevenir o câncer de pele

Como Prevenir o Câncer de Pele

Ocâncer de pele acontece quando as células de sua pele começam a crescer anormalmente. Há muitos tipos de câncer de pele , com base no que as células estão envolvidas.

Embora você possa não ser capaz de prevenir completamente o câncer de pele, há medidas que você pode tomar para ajudar a reduzir seu risco de contraí-lo.

Os Tipos de Câncer de Pele

Quando o câncer de pele se desenvolve, o tipo de células que ele afeta determina o tipo de câncer que ele é. Por exemplo:

  • O câncer de pele que se desenvolve nas células basais é conhecido como carcinoma de células basais. É a forma mais comum de câncer de pele e é também a de crescimento mais lento.
  • O câncer de pele que se desenvolve nas células escamosas é conhecido como carcinoma de células escamosas. Aparece frequentemente como lesões vermelhas, escamosas ou feridas na pele. Este tipo de câncer de pele geralmente não é uma ameaça à vida, mas pode se tornar perigoso se não for tratado.
  • O câncer de pele que se desenvolve nos melanócitos (as células que criam o pigmento) é chamado de melanoma. Este é o tipo mais perigoso de câncer de pele. É mais provável que se propague do que os cânceres de pele de células basais e escamosas. Ele causa a maioria das mortes por câncer de pele a cada ano.

Como Prevenir o Câncer de Pele

Embora alguns tipos de câncer de pele tenham um componente genético, há muitas coisas que você pode fazer para evitar o desenvolvimento do câncer de pele. Veja como:

1- Faça exames de detecção do câncer de pele

Mesmo que você não tenha nenhuma preocupação com a pele, é uma boa ideia fazer um exame anual de câncer de pele com um dermatologista. Eles serão capazes de ver áreas do seu corpo que você não pode monitorar facilmente.

Um dermatologista também será capaz de avaliar qualquer pinta ou outras formas de crescimento da pele quanto à possibilidade de câncer de pele. Se uma pinta tiver características suspeitas e parecer que pode ser maligna (cancerosa), removê-la precocemente pode impedir que ela se propague a outras áreas de seu corpo.

2- Use protetor solar

Use protetor solar todos os dias, o dia todo. Mesmo no inverno, o uso do protetor solar é indispensável.

Se você vai estar sob a luz direta do sol por um período de tempo, escolha um protetor solar com pelo menos um FPS 50.

Um protetor solar de amplo espectro tem a capacidade de proteger sua pele tanto dos raios UVA quanto UVB. Os raios UVA têm comprimentos de onda mais longos que podem causar queimaduras e cancros na pele. Os raios UVB têm comprimentos de onda mais curtos que podem causar queimaduras, manchas de idade e rugas.

Certifique-se de estar comprando protetor solar com longa vida útil. Se não houver data de validade, deverá ser bom por 3 anos a partir da data de compra.

3- Pratique a segurança solar

O sol pode causar danos à sua pele em pouco tempo de exposição, portanto é importante fazer tudo o que estiver ao seu alcance para proteger sua pele enquanto você está absorvendo esses raios.

  • Procure a sombra: você vai passar tempo ao ar livre, procure a sombra para não estar sob a luz direta do sol. Isto é especialmente importante entre 10h da manhã e 15h da tarde quando a radiação UV do sol é mais intensa.
  • Use óculos escuros: óculos de sol não só ajudam a proteger sua visão, como também podem proteger a pele mais delicada ao redor de seus olhos. A maioria dos óculos de sol bloqueia tanto os raios UVA quanto os UVB. Certifique-se da qualidade dos óculos para que ele possa protegê-lo de ambos os tipos de raios.
  • Use roupas apropriadas: se você vai ficar ao sol por longos períodos de tempo, talvez queira considerar o uso de mangas e calças longas. Procure roupas feitas com tecido respirável e leve para que você possa permanecer fresca.
  • Use um chapéu: a pele do seu rosto é delicada, portanto, dê-lhe alguma proteção extra com um chapéu. Chapéus de aba larga oferecem a maior proteção contra o sol, e podem estar bem na moda.

Agora você já sabe como prevenir o câncer de pele , não deixe de cuidar da saúde de sua pele, a prevenção para alguns tipos de câncer ainda é o melhor remédio. Fique atenta aos sinais e na dúvida, procure um dermatologista.

A Dra Luciana Villas Bôas é dermatologista em São Paulo e especialista em tratamentos dermatológicos e tratamentos estéticos com os mais variados quadros e pode indicar o melhor tratamento de acordo com as necessidades de cada paciente. Entre em contato para mais informações.